Cotidiano

Vídeo mostra suposto ataque que matou meio-irmão de Kim

KUALA LUMPUR – Enquanto se agrava a crise diplomática entre Coreia do Norte e Malásia pela morte do meio-irmão do ditador Kim Jong-un, Kim Jong-nam, um vídeo do aparente envenenamento foi divulgado na manhã de segunda-feira por um rede de TV japonesa. A Coreia do Norte alegou que não pode ter confiança na investigação da polícia malaia sobre o assassinato em Kuala Lumpur do exilado irmão, declarou o embaixador na Malásia.

Kim video

O vídeo da Fuji TV aparentemente mostra câmeras de segurança do aeroporto mostrando Kim sendo agarrado por trás por uma mulher de camisa branca. Ela coloca as mãos em seu rosto e sai rapidamente. Uma segunda mulher também sai de cena rapidamente. Kim aparece de camisa azul e jaqueta cinza, indo sozinho ao centro médico do hospital ? depois, passaria mal e morreria.

A imprensa internacional não foi capaz de verificar a autenticidade do conteúdo, que parece consistente com os relatos prévios sobre a morte de Kim. kim

? Sete dias se passaram, mas não há nenhuma evidência inequívoca sobre as causas da morte e, no momento, não podemos ter confiança nas investigações da polícia da Malásia ? disse aos repórteres o embaixador norte-coreano, Kang Chol, diante da embaixada.

O embaixador retornava do Ministério das Relações Exteriores malaio, onde havia sido convocado depois de declarar que a investigação estava motivada politicamente e de ter acusado Kuala Lumpur de se associar com “forças hostis” à Coreia do Norte. Após estas declarações, o Ministério das Relações Exteriores da Malásia chamou para consultas seu embaixador na Coreia do Norte.

Em um primeiro momento, após a morte de Kim Jong-nam, a polícia da Malásia informou à embaixada da Coreia do Norte que um cidadão com passaporte diplomático havia falecido de morte natural, disse Kang.

O embaixador, além disso, acusou policiais malaios de terem espancado um adolescente, filho de um suspeito norte-coreano detido em Kuala Lumpur na semana passada.

Cinco cidadãos norte-coreanos são suspeitos de envolvimento no assassinato de Kim Jong-nam, que aparentemente foi envenenado no dia 13 de fevereiro no Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur, onde se preparava para embarcar em um avião para Macau.

A Coreia do Sul acusado a Coreia do Norte pela morte, citando uma “ordem permanente” de Kim Jong-un para eliminar seu meio-irmão, que já havia sofrido uma tentativa de assassinato em 2012.