Cotidiano

Vídeo mostra resgate de rinoceronte com pneu preso na focinho

rinoceronte.jpg

RIO ? A organização ambientalista AWARE Trust divulgou neste fim de semana um vídeo mostrando o salvamento de um rinoceronte branco, no Zimbábue, que ficou com a cabeça presa em um pneu. Sem a ação dos veterinários, o animal provavelmente morreria, já que não conseguia beber água, nem se alimentar.

O pneu prendia o focinho do rinoceronte, conhecido como Mark, envolvendo a boca e o chifre. Ao avistá-lo, os patrulheiros mantiveram observação à distância, para ver se o animal conseguia se livrar sozinho. Vendo a frustração de Mark, os patrulheiros perceberam que o pneu estava preso firmemente, e chamaram o socorro veterinário. O atendimento foi feito pelos profissionais da ONG Keith e Lisa.

Após uma hora e meia de viagem, os dois veterinários encontraram Mark, exausto pelas tentativas de se livrar do pneu.

?Nós encontramos Mark, o macho dominante, perto das fêmeas, parecendo abatido e exausto pelo seu calvário no dia escaldante?, disse a ONG, em sua página no Facebook.

Rapidamente, os veterinários dispararam um dardo com tranquilizante e Mark foi sedado. O pneu foi retirado rapidamente, sem a necessidade de ser cortado.

?Onze minutos depois, ele recebeu o antídoto e voltou a pastar, como se nada tivesse acontecido?.