Cotidiano

Vídeo mostra espaçonave queimando na reentrada na atmosfera

RIO — Testes de destruição são comuns em automóveis, para análise do comportamento do veículo em acidentes, mas cientistas utilizaram a mesma técnica para compreender melhor como uma espaçonave é destruída durante a reentrada na atmosfera. O experimento foi todo gravado, e poderá ser útil quando a Estação Espacial Internacional for abandonada.

A bordo de um avião fretado, os pesquisadores acompanharam a uma distância de aproximadamente 600 quilômetros a viagem final da cápsula Cygnus OA-6, que deixou a Estação Espacial Internacional no último dia 14, e retornou à Terra no dia 22. Os cientistas puderam observar a bola de fogo cruzando os céus da Austrália, capturando imagens importantes para o entendimento do processo de queima de uma espaçonave durante a reentrada na atmosfera.

Espectrômetros foram utilizados para determinar a química do incêndio, que capturaram sinais de magnésio, sódio e lítio. A Agência Espacial Americana também instalou instrumentos dentro da cápsula, para estudar o que acontece dentro de uma espaçonave em casos de incêndios acidentais.

Segundo os pesquisadores, o experimento trouxe dados valiosos sobre como o fogo se espalha em microgravidade. Essas informações poderão auxiliar o processo de desmanche da Estação Espacial Internacional, previsto para a próxima década. A estação não pode ser sustentada em órbita sem o auxílio de foguetes, então ela gradualmente cairá de volta à Terra após ser abandonada.