Cotidiano

Vídeo mostra confusão e longas filas no Complexo Penitenciário de Bangu

RIO – Um vídeo que circula nas redes sociais mostra a confusão que se instalou na porta do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio, na manhã desta quinta-feira. Parentes e visitantes de detentos exaltaram-se e ecoaram gritos de ordem, devido à demora para entrar no presídio. O tumulto começou devido à manifestação dos agentes penitenciários do local que, para reclamar os atrasos e parcelamentos de salários, e a falta de pessoal e estrutura, decidiram revistar individualmente todos os visitantes do presídio — número que pode chegar a 2.500 pessoas.

Em nota, a Secretaria estadual de Administração Penitenciária afirmou que está distribuindo senhas para está tentando minimizar o problema.

Batizada de operação “Dentro da Lei, Cumpra-se”, o protesto também foi feito nesta quarta-feira e deve se repetir nesta sexta-feira. Os servidores não paralisaram o trabalho. Mas, de acordo com os agentes, a entrada de cada um dos visitante — só é realizada depois da passagem pelo scanners dentro das penitenciárias.

Nesta semana, uma reportagem do GLOBO mostrou que, em um relatório endereçado ao governador em exercício Francisco Dornelles, o juiz titular da Vara de Execuções Penais(VEP), Eduardo Perez Oberg, havia denunciado que a Secretaria estadual de Administração Penitenciária (Seap) perdeu o controle da população carcerária do Rio, dominada por uma facção criminosa. No documento, o juiz se refere à gestão do sistema como “permissiva, malfeita, descabida e sem qualquer política penitenciária definida”.

Os agentes reconhecem as dificuldades do trabalho dentro das unidades penitenciárias, mas, segundo eles, fatores como falta de pessoal e de estrutura contribuem para o quadro complicado das carceragens. Ele relatou ainda que faltam aparelhos de ar-condicionado, necessários para a utilização dos scanners. Além disso, ainda de acordo com o agente, até a semana passada, havia apenas um scanner funcionando na portaria.