Cotidiano

Vídeo mostra aranha gigante tentando comer um camundongo na Austrália

14666160_10210975513650955_2235312530097188584_n.jpg

RIO ? A Austrália é conhecida por sua fauna exótica e ameaçadora, lar de algumas das mais mortíferas cobras do mundo e de imensos crocodilos. E um morador de Coppabella, em Queensland, flagrou outra fera local. Jason Wormal filmou uma aranha da família das Sparassidae, conhecida também como ?huntsman?, capturando um rato.

Wormal compartilhou o vídeo no Facebook e atraiu a atenção dos internautas. Publicado no sábado, ele já foi visto mais de 8 milhões de vezes. Nas imagens, a aranha é vista tentando carregar um camundongo para cima de uma geladeira, mas encontra dificuldade por causa do peso da presa.

?O que ela vai fazer com ele??, diz uma voz gravada no vídeo.

Entre os quase 50 mil comentários, muitos expressam o terror de ver um rato sendo segurado pela cabeça pelas poderosas mandíbulas da aranha.

Em entrevista ao ?Guardian?, Graham Millage, gerente da coleção de aracnídeos do Museu da Austrália, diz que casos de aranhas capturando vertebrados são incomuns, mas existem outros relatos.

? Essa é a primeira vez que eu vejo uma capturando um camundongo, mas eu já vi ?huntsman? pegando lagartixas. Eu já vi uma aranha pegando uma cobra em sua teia, ou capturando pássaros ? disse Millage.

De acordo com o especialista, a ?huntsman? pode crescer até 16 centímetros de diâmetro. Para Helen Smith, também do Museu da Austrália, é improvável que a aranha tenha matado o camundongo.

? Eu ficaria surpresa se uma ?huntsman? pudesse atacar um camundongo e, mesmo que o fizesse, que o veneno fosse suficiente para matá-lo ? disse Helen. ? Eu também suspeito porque a cauda do camundongo parece rígida, como se estivesse morto há algum tempo.