Cotidiano

Vídeo mostra aluno reagindo e imobilizando atirador nos EUA

proxy (3).jpgSEATTLE, EUA – Um vídeo divulgado pela promotoria de Seattle mostra um atirador que invadiu uma faculdade na cidade sendo impedido de matar pessoas por um estudante que jogou spray de pimenta e se jogou contra ele, arriscando a própria vida. Aaron Ybarra matou uma pessoa e feriu outras duas no tiroteio antes de ser preso, num incidente de junho de 2014.

No vídeo, Ybarra aparece entrando e atirando com uma espingarda em uma estudante, ferindo-a. Depois, ele é interpelado pelo estudante e monitor Jon Meis, que jogo o spray, o joga no chão e tira sua arma. Um outro homem se junta à briga e o imobiliza. Spray vid

O vídeo foi divulgado a pedido judicial de uma série de redes de TV. Mas a Seattle Pacific University protestou contra sua divulgação.

“Queremos proteger a privacidade individual e prevenir o efeito emocional que estas imagens têm em nossa comunidade”, criticou a instituição em comunicado.

Ybarra sofre de “problemas significativos e prolongados de saúde mental”, o que contribuiu para a tragédia, disse sua advogada, em 2014. Segundo a imprensa local, citando fontes policiais não identificadas, Ybarra, que não é um estudante na universidade, estava fascinado com fuzilamentos em outras escolas, incluindo o massacre de Columbine, em 1999.