Cotidiano

Vídeo flagra urso polar fazendo 'carinho' em cachorro

ursocao.jpg

RIO ? A cena é inusitada: um imenso urso polar acariciando um pequeno cachorro preso a uma corrente, que facilmente poderia ter se tornado o almoço. As imagens, flagradas durante o fim de semana passado em Churchill, Manitoba, no Canadá, fizeram sucesso nas redes sociais.

LINKS ANIMAIS

? Eu não tinha ideia do que iria acontecer, e então ele começou a acariciar o cão, agir como se fosse um amigo ? contou David De Meulles, autor do vídeo, em entrevista à emissora local CBC.

De Meulles trabalha como mecânico, mas faz bicos como guia turístico para uma firma local. No sábado, De Meulles levou dois clientes para visitar a propriedade de Brian Ladoon na esperança de encontrar ursos polares, conhecidos por habitarem a região. À distância, o trio observou o urso se aproximar do cachorro, levantar a poderosa pata e fazer carinho.

? Eu sabia que ursos possuem um comportamento amigável com cachorros, mas um urso acariciar um cão como se fosse um humano é inacreditável ? disse De Meulles.

Para De Meulles, a cena foi inédita, mas não para Ladoon, que cria os cães nativos da região em sua propriedade há mais de 40 anos. Ao longo do tempo, ele diz ter visto muitos encontros entre ursos polares e os cachorros, e nem todos são amigáveis.

urso polar com cão

Não por acaso, a agência para o desenvolvimento sustentável de Manitoba removeu três ursos polares da propriedade de Ladoon na semana passada por causa de encontros nada amigáveis com os cães.

? Os agentes de conservação tiveram que imobilizar um urso naquela área porque ele matou um dos cachorros ? contou o porta-voz da agência. ? Uma fêmea e um filhote também foram removidos porque os ursos estavam sendo alimentados e o comportamento da fêmea se tornou uma preocupação.

Ian Stirling, professor da Universidade de Alberta, critica o fato de Ladoon manter seus cães acorrentados num território habitado por ursos polares. Segundo o especialista em vida selvagem no Ártico, a relação de aparente amizade entre o urso e o cão é artificial, e nunca aconteceria na natureza.

? Os cachorros acorrentados estão totalmente vulneráveis ? disse.