Cotidiano

Vídeo flagra resgate de leopardo que caiu em poço na Índia

leopardoindia.jpg

RIO ? No último domingo, os moradores do vilarejo Pimpalgaon Siddhanath, no estado indiano de Maharashtra, acordaram com o choro desesperado de um animal. Após investigações sobre a origem dos urros, eles encontraram um leopardo se afogando dentro um poço, com cerca de 20 metros de profundidade. Autoridades foram contatadas e o resgate foi gravado em vídeo, divulgado pela ONG Wildlife SOS.

Ao chegar no local, a equipe liderada pelo veterinário Ajay Deshmukh teve a ideia de construir uma plataforma de madeira e descê-la até o fundo do poço, para que o animal pudesse ficar a salvo, já que ele se mantinha vivo apenas se agarrando em cordas. Feito isso, uma jaula de ferro foi descida e o animal conseguiu passar da plataforma para dentro dela.

O animal era uma fêmea, com aproximadamente quatro anos de idade. Após a captura, ela foi examinada pelos veterinários e liberada em seguida. De acordo com Deshmukh, operações como esta são complicadas, porque o leopardo estava em situação de estresse, o que oferecia risco tanto para o animal como para o público.

Por causa do avanço da presença humana sobre os habitats naturais, é comum que leopardos e outros animais selvagens se aproximem de vilarejos e cidades na Índia.