Cotidiano

Vídeo flagra policial atirando por trás em homem negro desarmado nos EUA

Killing By Police Tulsa-GQR2TT0RS.1.jpgTULSA, EUA – Em um novo caso que promete gerar polêmica nos EUA, a morte de um homem negro desarmado e de mãos erguidas por uma policial foi flagrada em vídeo. O episódio ocorreu na sexta-feira, em Tulsa (Oklahoma), e foi divulgado em vídeo nesta segunda-feira. A agente responsável pode ser indiciada por homicídio doloso, já que disparou contra as costas da vítima.

Terence Crutcher, 40 anos, pedia ajuda de policiais depois que seu carro sofreu uma pane. Em quatro vídeos simultâneos (dos carros e de um helicóptero da polícia), ele aparece sendo ameaçado por agentes, de mãos erguidas. Quando dá a volta em seu carro, ainda com as mãos na cabeça, é atingido por uma arma de choque e baleado com arma de fogo ao mesmo tempo.

Nas imagens, um trecho de áudio mostra um agente dizendo que Crutcher “parece um homem mau”. Outro admite que ele está de mãos erguidas. Crutcher foi socorrido às pressas, mas morreu no hospital.

Originalmente, a polícia havia relatado que Crutcher ignorou as ordens dos agentes. Mas, segundo o chefe da polícial local, Chuck Jordan, disse em coletiva de imprensa na segunda-feira, não foi encontrada qulquer arma com ele.

? Os vídeos são muito incômodos e difíceis de se ver ? disse ele.

A policial que atirou em Crutcher é Betty Shelby. A câmera de sua viatura estavam desligada. De acordo com a polícia de Tulsa, o aparelho só liga automaticamente quando a sirene do carro é ativada ? ela estava desligada.

Jordan não informou quais ações serão tomadas contra os policiais responsáveis ? pelos tiros, o uso da arma de choque e possível ocorrência falsa ?, mas Shelby pode ser indiciada.