Cotidiano

Vídeo flagra explosão e correria em ataque no aeroporto de Istambul

CmENudGUYAAzQRG.jpgISTAMBUL – Uma câmera de segurança flagrou o momento de uma das explosões no atentado terrorista ao aeroporto internacional de Istambul, nesta terça-feira. O governo local de Istambul deu um balanço de 28 mortos, e a mídia estatal indicou 60 feridos.

CAMERA EXPLOSAO

Nas imagens, é possível ver as pessoas num saguão do aeroporto Atatürk correndo após um clarão e chamas subindo no local.

Enquanto autoridades disseram que explosões de homens-bomba atingiram um terminal de embarque, um ministro apontou que houve invasão armada de um homem com um fuzil antes das explosões. O governador local disse que houve três agressores. Contas de Twitter ligadas ao Estado Islâmico reivindicaram o atentado. estado islâmico & istambul

Ao apontar inicialmente um balanço de dez mortos, o ministro da Justiça turco, Bekir Bozda?, disse a colegas parlamentares que um agressor abriu fogo com um rifle Kalashnikov, mas não deu mais detalhes. Posteriormente, o governador da província de Istambul, Vasip ?ahin, falou em 28 mortos no ataque, o qual teria tido três atacantes suicidas.

Funcionários do governo relataram uma troca de tiros com policiais que terminou com terroristas se explodindo antes de chegarem a um setor de checagens na área de embarque internacional.

Algumas testemunhas afirmaram que suspeitos teriam jogado granadas contra o setor de raio-x de um terminal de embarque. A Turquia proíbe a difusão de informações sobre episódios de terrorismo por fontes independentes, em tempo real, e voltou a impôr restrições às redes sociais contra a divulgação de imagens do ataque.

Alguns vídeos mostram pessoas dentro e fora do aeroporto com expressão de terror durante as rajadas de tiros. Outras imagens mostraram vários policiais entrando no aeroporto, armados.

? Foi muito forte. Todo mundo entrou em pânico e começou a correr em todas as direções ? disse um dos entrevistados à emissora CNN turca.

CmECiJ0WQAAb2Im.jpg

Voos de chegada e saída no aeroporto foram imediatamente suspensos após o ataque. Alguns aviões que chegavam foram desviados para aeroportos próximos, mas outros puderam aterrissar, segundo o serviço de aviação do país.

Táxis no local transportaram os feridos do aeroporto, disse uma testemunha à CNN turca. Cerca de 30 ambulâncias se concentravam do lado de fora do terminal internacional após as explosões.

O Atatürk é o terceiro aeroporto europeu de maior circulação de passageiros, atrás apenas de Heathrow (Londres) e o Charles de Gaulle (Paris).

Enquanto contas ligadas ao EI afirmaram que o grupo foi responsável pelo ataque, a Turquia não chegou a uma conclusão. Nos últimos dois anos, o Estado Islâmico tem intensificado sua atuação no país, cometendo ataques terroristas em grandes cidades, como Istambul e Ancara. O grupo atua principalmente na Síria, vizinha da Turquia.

TURKEY-BLAST_-GTK2PNT82.1.jpg