Cotidiano

Vídeo flagra batalha entre uma onça e um tamanduá

onçatamandua.jpg

RIO ? Na escuridão da noite da floresta amazônica, dois pesos pesados se encontram e dão início a uma batalha. Não há público ou testemunhas, apenas uma câmera automática que é acionada por sensor de movimento. Dessa forma, pesquisadores do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros (Cenap) conseguiram flagrar o raro embate entre uma onça e um tamanduá bandeira.

LINKS ONÇA

Apesar de o tamanduá ser uma presa natural da onça, esse encontro é raramente visto por acontecer em áreas remotas. As imagens duram apenas 12 segundos, e mostram a onça se aproximando e dando o bote no tamanduá, que reage com agilidade inesperada para leigos sobre a espécie. O vídeo foi gravado por uma das 84 câmeras instaladas na Reserva Biológica do Gurupi, no Maranhão.

? Eu estava no escritório, vendo milhares de vídeos das câmeras, o que é realmente legal, mas se torna um pouco chato após um tempo ? contou Elildo Carvalho, do Cenap, ao ?Guardian?. ? E então, essa imagem insana saltou da tela. Eu me senti capturado pelo vídeo incrível. Vi e revi, depois chamei meus colegas e anunciei orgulhoso que eles veriam algo que nunca haviam visto antes.

Onça e tamanduá

Por funcionar com sensores, a câmera foi desligada quando os animais saíram do campo de visão. Dessa forma, não é possível saber o que aconteceu com os animais. Carvalho acredita que, provavelmente, os dois animais se estranharam e depois cada um seguiu o seu caminho, com nenhum deles tendo vontade de testar a força do outro.

? Quem sabe? ? disse o pesquisador. ? Não haviam pistas no local, além disso nós recuperamos a câmera um mês após o evento, e apenas vimos as imagens muito depois.

Os cientistas sabem há tempos que as onças são predadoras de tamanduás bandeira, mas imagina-se que os felinos prefiram filhotes ou animais jovens. Apesar da aparência desengonçada, tamanduás podem ser perigosos por causa das garras afiadas.

? Não é algo para se mexer numa noite escura ? disse Carvalho.