Cotidiano

Vídeo flagra agressão a morador de rua em São Paulo

SÃO PAULO ? Um vídeo publicado nas redes sociais mostra um homem agredindo um morador de rua no centro de São Paulo. A agressão foi gravada por Maicon Campos, motorista de Uber que estava estacionado na rua Joaquim Gustavo, no bairro da República, por volta das 11h da última sexta-feira. Segundo o motorista, após ver três indivíduos que passavam pela via tentarem acordar um morador de rua, um deles com um chute, resolveu registrar o incidente. Após o início da gravação, outro indivíduo, de terno, é visto chutando a vítima.

Maicon Campos afirma que, após as agressões, seguiu os indivíduos, que já estavam falando com um policial. Interpelado pelo motorista, o oficial afirmou que não poderia fazer nada pois não havia flagrante, mesmo após Campos ter mostrado o vídeo gravado. O jovem procurou uma base comunitária que também afirmou que não seria possível tomar nenhuma atitude sem o flagrante, apenas um boletim de ocorrência na delegacia.

Maicon resolveu, no entanto, publicar o vídeo no Facebook, que causou revolta nas redes sociais. Em uma das republicações, há mais de 100 mil compartilhamentos e quase 5 milhões de visualizações. O motorista afirmou que tem medo do que possa acontecer, em forma de protesto, ao morador em situação de rua.