Esportes

Vídeo é usado pela primeira vez no futebol e ajuda árbitro a marcar pênalti na semifinal do Mundial de Clubes

Na primeira vez em que foi utilizado em uma competição oficial da Fifa, o recurso de vídeo já causou polêmica. Aos 29 minutos do primeiro tempo da semifinal do Mundial de Clubes entre Atlético Nacional e Kashima Antlers, o árbitro parou o jogo para analisar uma falta dentro da pequena área de Mosquera, do time colombiano, sobre o japonês Daigo. Após a avaliação com o recurso eletrônico, o pênalti foi assinalado, e Doi abriu o placar para os japoneses.

O JOGO: Informações de Atlético Nacional x Kashima Antlers

A infração aconteceu aos 27 minutos e 41 segundos de jogo. Porém, a bola só saiu do gramado aos 28min36s. Aos 28min59s, o árbitro pediu para não ser feita a cobrança de lateral, e somente aos 29min52s o pênalti foi marcado.

Apesar de bem marcado, a paralisação do jogo para a análise do lance gerou muitas reclamações dos colombianos, que discordaram da forma como o árbitro. No intervalo do jogo, os jogadores do Atlético Nacional reclamaram com o árbitro sobre a paralisação da partida para analisar o lance.

Além da paralisação do jogo, outro ponto polêmico da marcação do pênalti é o fato de Doi estar impedido na hora da cobrança da falta, antes de sofrer a penalidade, o que tornaria a decisão do árbitro equivocada, uma vez que impedimento ser anterior ao pênalti de Mosquera no meia do Kashima Antlers.