Cotidiano

Vídeo de 'Hillary mentindo sem parar por 13 minutos' faz sucesso

RIO – A proposta é direta: “Hillary Clinton mentindo sem parar por 13 minutos” é o título de um vídeo que vem fazendo sucesso no YouTube. Com mais de 7,5 milhões de visualizações, o material compila gafes, informações incorretas, mudanças de postura e declarações não cumpridas por parte da pré-candidata presidencial democrata.

No vídeo, lançado pelo usuário Michael Armstrong em janeiro, mas que explodiu nos últimos dias, Hillary muda de opinião em assuntos que envolvem Wall Street, plano de saúde, acordos comerciais e casamento homoafetivo.

Entre os “melhores momentos” listados, estão Hillary dizendo em 2004 que o casamento “é a união sagrada entre um homem e uma mulher”. Dez anos depois, o discurso dela se tornou totalmente distinto.

— Apoio o casamento gay pessoalmente e como questão de política e lei — afirma ela, hoje uma das figuras políticas que mais defendem os direitos LGBT.

Em outra parte, ela diz que chegou à Bósnia-Herzegovina durante a guerra sob fogo, mas imagens do momento mostram o contrário.

Apesar de considerada por grande parte do espectro político a candidata mais preparada para as eleições, Hillary costuma se sair mal quando é colocada em perspectiva sobre honestidade e confiança. Isto se deve às várias mudanças de opinião dela ao longo dos anos, seguindo perspectivas políticas do marido, o ex-presidente Bill Clinton.

Outro caso que a coloca contra a parede é o uso irregular de um servidor pessoal de e-mail quando ela era secretária de Estado, potencialmente deixando expostas as comunicações da chefia diplomática do país.

O autor do vídeo disse que está preparando um vídeo semelhante sobre o virtual candidato republicano, Donald Trump.