Cotidiano

Vídeo critica mulheres que aplicam maquiagem em trens no Japão

_92120863_japanvid3.jpg

TÓQUIO ? É aceitável que mulheres aproveitem o tempo no transporte público para aplicar maquiagem? Uma companhia japonesa de trens acha que não, e divulgou um vídeo desencorajando essa prática, informa a BBC.

No comercial de 30 segundos, duas mulheres estão passando rímel e batom, sendo observadas por uma outra mulher, que diz ?mittomonai?, algo como ?feio de se ver?. Então, demonstrando raiva, ela pede que as mulheres parem.

Este é um dos vídeos divulgados pela Tokyu Corp., mas alguns consideraram a iniciativa restritiva demais em relação ao comportamento das pessoas.

?Claro que eu entenderia se eles dissessem que se você usar maquiagem no trem o pó pode se espalhar, o perfume pode ser forte, a maquiagem pode sujar o trem ou a roupa de outras pessoas?, disse uma usuária no Twitter. ?Mas não existe razão para que uma companhia de trem me diga se eu estou bonita ou feia?.

?As pessoas não estão bravas porque elas querem usar maquiagem nos trens. Absolutamente, não. Elas estão resistindo a essa sociedade que apresenta diferentes razões para justificar a misoginia e oprimir as mulheres?, disse outra.

Alguns defenderam a medida, com uma visão tradicional de que mulheres que aplicam maquiagem em público são de caráter duvidoso.

?As pessoas estão dizendo que no ocidente, aplicar maquiagem em público é um sinal de prostituição, mas a Rainha Elizabeth é famosa por retocar o batom na frente do público?, questionou outra internauta.

Os outros vídeos desencorajam o uso dos smartphones enquanto se caminha e o incômodo a outros passageiros com malas grandes em trens lotados. A Tokyu Corp. afirmou que os temas foram escolhidos com base em uma pesquisa sobre as maiores reclamações dos usuários do sistema de transporte.