Educação

Vida de concurseiro: preparação é intensa na busca da aprovação

Estudantes admitem que estudar não é tarefa fácil, muitas pessoas passam horas e horas em frente aos livros e computadores para conseguir filtrar o máximo de conteúdo possível e quando se trata de concursos então, a preparação fica muito mais intensa.

Um preparatório de Cascavel especializado em concursos públicos tem cerca de 840 concurseiros, 90% desses alunos vieram de outros estados; das cidades do Paraná são somente 10%. Todos com o mesmo objetivo: conseguir aprovação em um cargo público.

Dentre as tantas possibilidades de carreiras a seguir no mundo dos concursos públicos, a maioria dos alunos opta pelas carreiras policiais.

“A maior parte dos estudantes faz essa escolha por ser uma carreira com uma ótima remuneração e também porque ser policial é o sonho de muitos deles”, diz Janaina Ferreira representante de vendas de um preparatório para concursos da cidade.

Muitas pessoas já largaram tudo, programaram-se e deixaram suas cidades para ir em busca da aprovação no cargo que tanto almejam. Cristyan Sartori Gonçalves, 22 anos, veio de Carazinho (RS) para estudar em um preparatório em Cascavel.

O gaúcho se prepara para concursos há alguns anos e com o tempo de estudo já conseguiu cerca de dez aprovações e fala sobre algumas das dificuldades que enfrenta: “As maiores dificuldades enfrentadas são a distância da família e o longo período de tempo de estudos, que já são quase cinco anos”. E mesmo com todos os obstáculos e aprovações que já conquistou, Cristyan não desiste e mantém o foco nos estudos para alcançar um cargo na Polícia Federal.

Disciplina

Preparar-se para concursos públicos não é simples, é preciso ter muita disciplina, determinação e força de vontade. “A preparação deve acontecer com muita antecedência, os conteúdos devem ser estudados de forma direcionada, o aluno deve resolver questões, fazer resumos e treinar com simulados para testar se está conseguindo ter um bom desempenho nos estudos”, afirma o professor de um curso preparatório da cidade, Thallius Moraes.

Estabilidade

Mas existem alguns pontos positivos e negativos quando se fala em concursos públicos. “De modo geral, os pontos positivos seriam a estabilidade que os cargos públicos proporcionam, os benefícios e a boa remuneração. Já os negativos são abrir mão de fazer muitas coisas, sair com os amigos, passar a maioria do tempo estudando, deixar de sair aos fins de semana e ficar longe da família”, afirma Cristyan.

O professor Thallius diz ainda que a rotina de estudos é algo essencial para conseguir aproveitar ao máximo o tempo e os materiais estudados: “Revisar os conteúdos é fundamental para a memorização e a dedicação é o ponto principal para obter sucesso nas aprovações”.

Rotina

Patrick Alvares, 27 anos, deixou o Rio de Janeiro e veio estudar em Cascavel. Ele tem uma rotina de preparação bastante intensa, prefere estudar à noite e descansar pela manhã, “resumindo: acordo às 12h, começo estudar às 14h, à noite vou para a aula no curso preparatório fico até às 22h45 e depois volto e estudo até às 4h da manhã”, diz o carioca. Mas não para por aí, nos fins de semana o estudante ainda treina seu TAF (Teste de Aptidão Física), pois o concurso que quer conquistar uma vaga exige essa modalidade.

O esforço e a dedicação são primordiais para quem quer conquistar uma vaga em algum cargo público. Essa é uma ótima opção para quem não tem muita experiência conseguir entrar para o mercado de trabalho e receber ótimas remunerações, afirmam os concurseiros.