Cotidiano

Victoria Monét e Ariana Grande dedicam single a vítimas de confrontos raciais; ouça

Ariana.jpgRIO ? Poderia ser apenas mais uma canção romântica para embalar jovens casais, com versos dizendo que “em seus braços, eu encontro abrigo / vou me esconder em seu amor”. Mas o novo single “Better days”, uma parceria entre Victoria Monét e a estrela teen Ariana Grande é na verdade um apelo por paz na sociedade americana, recentemente abalada por conflitos raciais. Ouça a música, compartilhada no último sábado pelas cantoras:

Victoria Monet e Ariana Grande – ‘Better days’

As referências a acontecimentos recentes começam logo na abertura, quando Victoria canta que “há uma guerra do outro lado da nossa janela / Você não ouve as pessoas lutando por suas vidas?”. Em outro momento, Ariana pergunta: “Como vamos acabar com a violência, acabar com a dor, acabar com o ódio, acabar com o assassinato?”

Cada uma das duas, ao lançar “Better days”, fez questão de fazer referência ao movimento Black Lives Matter, que busca chamar atenção para o alto número de negros assassinados por autoridades policiais. Pelo Instagram, Ariana lembrou os nomes de Alton Sterling e Philando Castile mortos, respectivamente, na terça e quarta-feira passadas. Ela também homenageou os cinco policiais assassinados em Dallas na última quinta-feira, durante um protesto pacífico contra a brutalidade policial:

“Nesta época difícil, precisamos nos lembrar de que a única maneira de progredirmos é se a força maior for o amor. ‘A música é uma linguagem universal que todos podemos sentir independentemente de cor, gênero, sexualidade, idade, raça, religião… Ela nos une. Acreditamos que não podemos combater o ódio co ódio, apenas amos. Assim como não podemos combater a escuridão com mais escuridão. Apenas luz’. Um excesso de vidas preciosas nos foi tirado nesta semana, neste mês, neste ano. Descanse em paz, Alton Sterling. Fique em paz, Philando Castile. As vidas dos negros importam. E a polícia, que estava montando guarda de forma pacífica o protesto do Black Lives Matter em Dallas… Descansem em paz, Lorne Ahrens, Michael Krol, Michael J Smith, Brent Thompson e Patrick Zamarripa. Mantenham-se fortes e saibam que dias melhores virão… “Better days”, de Victoria + Ariana. Escutem no soundcloud de @VictoriaMonet”.

Ariana Grande ‘Better days’