Cotidiano

Vices de Jandira e Freixo trocam farpas em debate na Fiocruz

IMG_3070.JPGRIO – Os candidatos a vice-prefeito Edson Santos (PT), na chapa de Jandira Feghali (PCdoB), e Luciana Boiteaux (PSOL), na chapa de Marcelo Freixo (PSOL), trocaram farpas durante um debate promovido por estudantes da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio, na Fiocruz. Na abertura do bloco de perguntas entre os candidatos, Luciana questionou Edson sobre a aliança do PT com o PMDB e se teria, por isso, condições de colocar em prática as propostas sobre mobilidade.

Eleições Rio

? A nossa aliança foi feita em torno de um projeto nacional, que promoveu mudanças importantes na sociedade brasileira no que se refere a acesso ao emprego, erradicação da miséria, a presença de jovens e pobres no ambiente acadêmico. Não há como governar sem aliança ? afirmou Edson, questionando as alianças feitas pelo PSOL na prefeitura de Macapá.

? O PSOL faz alianças programáticas e com a população. E o PT continua fazendo alianças com o PMDB no estado do Rio: Niterói, Maricá, Belford Roxo, Nilópolis. Com alianças como essa tinha que no mínimo fazer uma autocrítica e nunca mais repetir. Se tá brigando com o Temer lá, como faz aliança aqui no estado? ? questionou Luciana, emendando mais tarde: ? O PSOL corta na carne quando precisa. Inclusive esse prefeito de Macapá já saiu dos quadros do partido.

Os candidatos continuaram as trocas de acusação durante o evento, com pedidos de direito de resposta de ambos os lados e uma plateia expressando grande apoio à candidatura do PSOL ? Freixo não participou do evento, mas falou na abertura para justificar a ausência por conta de compromissos de agenda.

? Eu não sou adversário do PSOL. É fundamental que a gente tenha postura de não ataque como vem se dando aqui. Nosso adversário aqui é a direita. Não temos que ficar nos digladiando para ver quem é mais esquerda. Sei que o crescimento da Jandira está incomodando muita gente, mas achei que fosse só da direita. Não somos adversários, temos que marchar juntos. O que está ocorrendo aqui e é por conta da pesquisa Ibope, onde Marcelo Freixo caiu três pontos e a Jandira sobre dois pontos ? alfinetou Edson.

? Essas pesquisas são feitas por institutos privados e, sinceramente, continuamos em segundo lugar e nos reservamos o direito de questionar essas pesquisas, que como antes botaram o candidato do PSOL com 2% e chegou a 9%. Não acreditem em pesquisas. Não vamos nos deixar levar por essas pequisas. Quem quiser comemorar, pode comemorar ? rebateu Luciana.

MOLON MINIMIZA QUEDA EM PESQUISA

Cyro Garcia (PSTU) também entrou na briga e questionou uma reunião entre Jandira, Freixo e Alessandro Molon (Rede) para discutir um pacto de não agressão.

? Pacto de não agressão não é uma aliança. A ideia de construir um debate sério, sem agressões, deveria ser parte de toda e qualquer candidatura ? respondeu Luciana.

Também presente no debate, Molon afirmou que a queda de suas intenções de voto na pesquisa Ibope, de 2% para 1%, é reflexo do horário eleitoral na televisão.

? Quem tem muito tempo de TV, tá crescendo. Quem tem menos não está conseguindo se apresentar para a cidade e está enfrentando dificuldades até o momento. Crivella, máquina da Universal. Jandira, Indio e Pedro Paulo, muito tempo de TV. Quem menos tem, Freixo, Bolsonaro e eu. Osorio é uma exceção ? afirmou, acrescentando que pretende reverter o quadro com sabatinas e debates na TV. ? Agira que as pessoas estão acordando. Os candidatos vão ser decididos nos últimos dois dias.

O vice de Carmen Migueles (Novo), Tomas Pelosi, também participou do debate.