Cotidiano

Vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres deserta com a família

SEUL ? O vice-embaixador da Coreia do Norte em Londres desertou com a família para a Coreia do Sul, confirmou o Ministério da Unificação em Seul nesta quarta-feira. Trata-se do diplomata mais graduado de Pyongyang a fugir para o país vizinho.

Em entrevista coletiva, o porta-voz do ministério Jeong Joon-hee afirmou que o diplomata Thae Yong Ho desertou devido ao descontentamento com o regime de Kim Jong Un e pelo futuro do seu filho.

O ministério se recusou a dizer quando ou como Thae e sua família chegaram ao país,e não ficou claro se Jeong estava se referindo a mais de um filho do vice-embaixador.

Na terça-feira, o jornal sul-coreano ?JoongAng Ilbo? antecipou que um diplomata desertou com sua mulher e seu filho para um ?terceiro país?.

Citando uma fonte não revelada, o ?JoongAng Ilbo? disse que o diplomata concretizou a deserção ?seguindo um plano meticuloso? e que estava prestes a ?pousar em um terceiro país como postulante a asilo?.

O termo normalmente é usado pela mídia sul-coreana para se referir a um país que não é nem a Coreia do Norte nem a Coreia do Sul.

Um funcionário da embaixada norte-coreana em Londres não quis confirmar a deserção, descrevendo os relatos do evento como bastante repentinos. Segundo a mídia britânica, ele era conselheiro da embaixada norte-coreana.