Cotidiano

Vice de Trump chama polêmica sobre imigração de ?essa coisa mexicana?

RIO ? Uma frase do candidato a vice do republicano Donald Trump, Mike Pence, incendiou as redes sociais na noite de terça-feira. Em um debate com o candidato a vice da democrata Hillary Clinton, Tim Kaine, ele chamou toda a polêmica levantada pelo magnata sobre a imigração dos mexicanos ao território americano de ?essa coisa mexicana?. Não demorou para que os internautas reagissem, em tom de crítica à expressão que minimiza uma das questões mais relevantes desta campanha presidencial.

Kaine questionou repetidamente o seu oponente no debate pelas afirmações de Trump. O aspirante à chefia da Casa Branca disse, logo no ínicio da sua campanha, que os mexicanos eram agressores sexuais e criminosos. E também promete construir um muro na fronteira para evitar a chegada dos imigrantes ? obra pela qual, segundo suas promessas, o México seria obrigado a pagar.

Frente à insistência do senador em trazer o assunto à tona, Pence disparou:

? Lá vem você de novo com essa coisa mexicana.

A frase provocou indignação entre os críticos de Trump, que argumentam que a utilização de uma expressão como essa mostra desconsideração a uma importante questão social nos EUA. Rapidamente, a hashtag #ThatMexicanThing (?Essa coisa mexicana?, na tradução para o português) virou uma das mais citadas no Twitter. E a expressão vinha acompanhada de muitas outras críticas ao magnata pelos internautas.

?#Essacoisamexicana são milhões de mexicanos que vivem neste país e cada um deles paga mais impostos do que Donald Trump?, escreveu um usuário da rede social.

Outro internauta disse que o debate foi decisivo para a sua escolha de voto nas eleições de 8 de novembro:

?Oficialmente decidi votar em Hillary hoje #Essacoisamexicana?, escreveu.