Cotidiano

Vice de Hillary ataca, mas republicano é dado como vencedor de debate

USA-ELECTION_DEBATE-GQQ2UMK3S.1.jpgWASHINGTON – O primeiro e único debate entre os candidatos a vice-presidente dos Estados Unidos, na noite de terça-feira, foi marcado por interrupções e ataques aos cabeças de chapa. O republicano Mike Pence, governador de Indiana, começou o encontro mais controlado, cabendo ao democrata Tim Kaine, senador por Virgínia, sair da defesa de Hillary Clinton e tentar interrompê-lo a todo o momento para concentrar acusações contra Donald Trump. Em muitas vezes, com os dois falando ao mesmo tempo, não se podia entender o que diziam. Considerado por analistas mais comedido no debate, Pence foi apontado vencedor numa pesquisa da CNN por 48% dos entrevistados, contra 42% de Kaine.

No final do encontro, a fé ? muito explorada pelos dois ? foi tema forte do debate. Kaine disse, que apesar de católico, defenderá a regra que permite o aborto. Já Pence, visando o eleitorado conservador, disse que é ?um defensor da vida?. À exceção do assunto, o debate foi muito mais centrado nas polêmicas dos cabeças de chapa. KAINE VS PENCE

? Pensar em Trump como comandante-em-chefe do país nos aterroriza ? disse o democrata no começo do programa.

Pence logo o rebateu:

? Nos últimos sete anos e meio vivemos uma série de problemas, conflitos no exterior, o Obamacare (plano do presidente Barack Obama de saúde), aumento de impostos.

A moderadora Elaine Quijano, da rede CBS News, iniciou o debate na Longwood University de Farmville, na Virgínia, provocando os candidatos: a primeira pergunta tratava da reputação dos candidatos à Presidência. Kaine destacou o histórico de Hillary, afirmando que a democrata ?tem uma paixão especial por ajudar as pessoas?, aproveitando para atacar o adversário:

? É uma história muito diferente de Donald Trump, que criou o seu império explorando o trabalho de outras pessoas ? disse.

Já Pence usou pouco tempo para defender o lado empresário de Trump e passou a atacar Hillary, dizendo que ela conduziu uma campanha com uma ?avalanche de insultos? e que foi a responsável pela política externa de Obama, ?algo que falhou?, citando como exemplo a guerra na Síria. Kaine o interrompeu, afirmando que ele e Trump elogiam o presidente russo Vladimir Putin, classificando-o como ?um grande líder? e que, antes de Hillary, ?Osama bin Laden estava vivo?. O republicano negou os elogios repetidos a Putin, mas, assim que acabou o debate, canais de TV e redes sociais lembravam momentos em que ambos teciam boas referências ao líder russo.

O senador afirmou ainda que a campanha republicana foi baseada em ofensas a mexicanos e no debate sobre o real local de nascimento de Obama.

? Quando Trump fala sobre mexicanos, mulheres e aborto, ele nos mostra quem é ? disse Kaine, que mencionou 161 vezes o nome do magnata, enquanto fez referência a Hillary 88 vezes.

Republicanos tentam recuperar imagem

Pence tinha uma missão: recuperar a imagem do cabeça de chapa ? em má fase desde o debate do dia 26, envolvido em polêmicas sobre ações sexistas frente a uma ex-Miss Universo, e com a falta de transparência sobre sua renda e o fato de, com um prejuízo de quase US$ 1 bilhão em 1995, ter supostamente ficado 20 anos sem pagar tributos.

? É inteligente não pagar impostos? Entendo então que todos os que pagamos somos estúpidos ? provocou o democrata, que acusou o magnata de negar aos EUA o pagamento de impostos após os ataques do 11 de Setembro.

Pence respondeu dizendo que Trump havia ?passado por alguns momentos muito difíceis há 20 anos?, e que ele utilizou a lei americana, que foi ?desenhada para incentivar o empreendedorismo?.

? Trump criou muitos postos de trabalho e um grande negócio ? disse o republicano, respondendo às interrupções: ? Senador, você também não deduz tudo o que pode de seu imposto de renda?

Após o fim do debate, Eric Trump, filho do magnata, garantiu à CNN que o pai pagou seus impostos nos últimos 18 anos.

Em outro momento, Pence repetiu um bordão da campanha republicana, dizendo que ele e Trump vão ?resgatar a lei e a ordem?, defendendo o livre direito às armas. A troca de insultos seguiu intensa:

? Se Trump disse tudo o que você acusa, mesmo assim não teria insultado uma fração das pessoas que Hillary ofendeu ao chamar metade dos apoiadores de Trump de ?deploráveis? ? disse Pence.

Os dois, que têm filhos nas Forças Armadas, debateram sobre segurança nacional e externa. Pence acusou os democratas de deixarem aberto o espaço para que o Estado Islâmico surgisse, e alegou que o governo não conhece o perfil de quem entra nos EUA, inclusive os refugiados. Kaine afirmou que Trump defende mais armas nucleares.

Nas últimas semanas, Hillary abriu pequena vantagem nas pesquisas ? até então, ambos apareciam empatados. Sondagens indicaram que a democrata foi a vencedora do primeiro debate, o que gerou mais pressão para o próximo encontro entre os dois, no domingo, dia 9, em St. Louis, no Missouri. Ainda haverá um terceiro debate no dia 19, em Las Vegas, a 20 dias das eleições de 8 de novembro.