Cotidiano

Viatura da Força Nacional é atingida por disparo na Avenida Brasil

RIO — Um dia antes de a Força Nacional de Segurança (FNS) assumir o patrulhamento das instalações de competições olímpicas, uma viatura que trafegava pela Avenida Brasil, na altura do entroncamento com a Linha Amarela, foi atingida por um disparo. A bala perfurou o retrovisor direito do veículo.

O episódio ocorreu na noite da segunda-feira e, de acordo com os agentes que estavam dentro do carro, eles passavam pela via expressa quando se viram em meio a um tiroteio. Ninguém ficou ferido.

Segundo informações da assessoria de imprensa do Mnistério da Justiça, repassadas ao jornal EXTRA, o episódio não teve relação com o trabalho da tropa nos Jogos Olímpicos.

“A viatura estava retornando de um reconhecimento de área quando teve seu retrovisor atingido por disparo de arma de fogo. A ocorrência não deixou feridos e não tinha relação com o trabalho de segurança das instalações realizado pela Força Nacional”, diz o comunicado.

A Força Nacional assume a segurança dos Jogos a partir desta terça-feira. Segundo o ministro da Justiça e Cidadania, Alexandre de Moraes, a segurança das arenas olímpicas será responsabilidade do grupo. Moraes garantiu ainda que já foram liberados R$ 2,9 bilhões pela União para ajudar o governo estadual a pagar os salários de policiais civis e militares, além da primeira parcela atrasada do RAS (Regime Adicional de Serviço).

Nesta terça-feira, será ativado o Sistema Integrado de Comando e Controle (SICC). A função do SICC é coordenar a integração da Operação de Segurança dos Jogos Rio 2016. As forças de segurança pública, defesa civil e ordenamento urbano estarão reunidas no Centro Integrado de Comando e Controle do Rio de Janeiro (CICC-RJ) e das demais cidades do futebol até o fim dos jogos, a fim de garantir a segurança da população, atletas e espectadores.