Cotidiano

Via Sacra marca Sexta-feira Santa

Um momento de celebrar a vida, a morte e a ressurreição de Jesus marca a Sexta-feira Santa (30) em Cascavel. Paróquias organizam a tradicional Via Sacra, que todos os anos reúne milhares de pessoas.

Na Catedral Nossa Senhora Aparecida, as celebrações da Semana Santa começam na quarta-feira (28), às 19h, com a Missa dos Santos Óleos e da Renovação do Sacerdócio. Na quinta-feira (29) haverá a Missa de Lava Pés. Já na Sexta-feira Santa (30), a programação começa logo cedo, às 7h30 com a Adoração ao Santíssimo, que segue até às 15h. Em seguida, haverá a Missa da Paixão e às 19h iniciam as encenações da Via Sacra. No Sábado de Aleluia (31) está marcada a Vigília Pascal, a partir das 20h.

A paróquia Rainha dos Apóstolos, do Bairro Nova Cidade, também finaliza os preparativos para a Via Sacra, marcada para as 20h. De acordo com o coordenador Valter Barcelos, participam das encenações mais de 150 pessoas, a maioria delas jovens que frequentam o Grupo Pastoral Juvenil. “As encenações vão mostrar os momentos mais marcantes da vida de Jesus até a ressurreição”, diz. A Via Sacra ocorre no Salão Paroquial.

A coordenação lembra que, apesar de não ser obrigatória, é solicitada a doação de um quilo de alimento não perecível a quem for prestigiar a apresentação.

Mais no interior

Na comunidade de Rio do Salto a programação da Semana Santa será especial. Conforme o organizador Volter Carlos Milioransa serão apresentadas 14 estações durante a Via Sacra, com o apoio de 150 pessoas.

Neste ano, além da comunidade de Rio do Salto participam as linhas São Luiz, Colônia Esperança, Nossa Senhora de Lurdes, São João da Linha Velha e Rio do Oeste. Grupos de oração, do dízimo, da catequese, da família e de outros movimentos da Igreja Católica também reforçam a programação.

Milioransa comenta que os preparativos iniciaram há 30 dias, e seguem até a véspera. Na comunidade, a Via Sacra será feita em procissão, a partir das 19h30, e deve reunir em torno de mil espectadores.