Cotidiano

Via Expressa tem trânsito livre no primeiro dia útil de funcionamento

RIO – Motoristas enfrentam trânsito livre nesta segunda-feira, primeiro dia útil de funcionamento da Via Expressa, que substitui o antigo Elevado da Perimetral. No entanto, passageiros reclamam da localização do ponto de ônibus nas imediações da Rodoviária Novo Rio, que fica a 300 metros do terminal.

A nova via e o maior túnel subterrâneo do país, com 3.382 metros de extensão, batizado de Prefeito Marcello Alencar, foram inaugurados neste domingo, com apenas um dos sentidos. Ficarão abertos, por enquanto, somente no sentido Aterro do Flamengo. Já a outra galeria, sentido Avenida Brasil e Ponte Rio-Niterói, ainda está em obras e deve ser inaugurada daqui a três semanas, segundo o prefeito Eduardo Paes. Inicialmente, as obras da Via Expressa estavam previstas para serem concluídas em dezembro de 2015.

O túnel começou a ser escavado em outubro de 2012 e terá três faixas de rolamento em cada um dos sentidos. Foi construído para substituir o antigo Elevado da Perimetral, derrubado totalmente em 2014, sob a alegação de que havia ultrapassado sua capacidade de tráfego, além de interferir no plano de revitalização da Zona Portuária.

A abertura da primeira galeria do túnel promete desafogar o trânsito já nas próximas semanas. A redução do tráfego nos túneis Santa Bárbara e Rebouças é estimada em 30% e 20%, respectivamente, no horário de pico da manhã. Estima-se que no Santa Bárbara, sentido Zona Sul, a redução será de 800 veículos de um total de 3.400 no horário de pico da manhã. Já o Rebouças, no sentido Zona Sul, no mesmo horário, a perspectiva é a redução de 700 veículos do total de 4.200.

Cada galeria tem capacidade para receber 55 mil veículos por dia. Apenas ônibus executivos (“frescões”) municipais e intermunicipais vão poder trafegar pela nova via, sem paradas. Será proibida a circulação de caminhões.

O trecho mais profundo do túnel chega a 46 metros abaixo do nível do mar. Contará com 105 câmeras de monitoramento, sendo 72 fixas e 33 móveis.