Cotidiano

Veto a refugiados nos EUA põe em risco quem foge da guerra, diz ONG

TOPSHOT-US-TRUMP-PROTEST-IMMIGRATION-POLITICS-MIGRATION-DEMONSTR

RIO ? A ordem executiva do presidente americano, Donald J. Trump, que suspende o reassentamento de refugiados no país, é uma ação desumana contra pessoas que estão fugindo de zonas de guerra, de acordo com a organização humanitária internacional Médicos Sem Fronteiras (MSF), que pede a retomada do reassentamento de refugiados. TRUMP

? Todos os dias, nossas equipes em campo veem pessoas desesperadas buscando segurança diante de fronteiras fechadas e em zonas de guerra das quais não podem fugir ? disse Jason Cone, diretor-executivo de MSF nos Estados Unidos. ? Fechar as portas dos Estados Unidos da América, que têm controlado rigorosamente a entrada de refugiados há anos, é um ataque à noção básica de que as pessoas devem ter o direito de fugir para salvar suas vidas.

A ordem executiva de suspender por tempo indeterminado a entrada de refugiados sírios nos EUA é particularmente ameaçadora para milhões de sírios deslocados. Quase cinco milhões de pessoas fugiram da Síria para países vizinhos, incluindo a Jordânia e o Líbano, que têm populações menores do que muitos estados norte-americanos (os EUA aceitaram menos de 20 mil refugiados sírios). Muitos outros sírios estão encurralados em seu próprio país, incluindo dezenas de milhares que estão no deserto, próximo à fronteira jordaniana, e perto de outras fronteiras fechadas na região.

Segundo MSF, seus profissionais que atuam na linha de frente da crise global de refugiados constatam dificuldades extremas que refugiados e deslocados internos enfrentam. Em zonas de conflito da Síria ao Iraque, passando por Afeganistão, Iêmen, Sudão do Sul e República Democrática do Congo (RDC), essas dificuldades incluem ataques a civis e infraestruturas civis (incluindo hospitais), negação de ajuda e políticas que impedem que pessoas fujam em busca de segurança.

? Refugiados são mães, pais e crianças que querem o que todos nós queremos: um local seguro para viver suas vidas, longe da guerra e da perseguição ? disse Jason Cone.

De acordo com o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), mais de 65 milhões de pessoas no mundo foram forçadas a deixar suas casas, o maior número desde a 2ª Guerra Mundial.