Cotidiano

Veto a imigrantes está funcionando muito bem, garante Trump

USA-TRUMP_-G7Q33I7MF.1.jpgWASHINGTON – O presidente americano, Donald Trump, afirmou neste sábado que sua ordem executiva que fecha temporariamente as fronteiras americanas para os refugiados e barra visitantes de sete países de maioria muçulmana está funcionando “muito bem”. O processo foi condenado mundo afora e gerou protestos em terminais aéreos.

? Podemos ver isso nos aeroportos, em toda parte ? disse ele a jornalistas. ? Teremos uma proibição muito estrita e uma triagem extrema que o país deveria ter tido há muitos anos. TRUMP

No Salão Oval, Trump ainda assinou uma ordem executiva dando 30 dias para as Forças Armadas adotarem medidas mais duras para erradicar o Estado Islâmico por vias militares.

? Vai ser muito bem-sucedido ? garantiu.

O Departamento de Segurança Interna revelou que até mesmo detentores de green cards estão incluídos no veto de 90 dias. Segundo a ONG ProPublica, até 500 mil pessoas poderiam ser afetadas pela medida. Pelo menos dois refugiados iraquianos foram detidos na chegada ao Aeroporto Internacional John F. Kennedy, em Nova York, na sexta-feira à noite, mesmo com vistos válidos.

Porta-voz do Departamento de Segurança Doméstica, Gillian Christensen afirmou à agência Reuters que o decreto ?irá barrar os detentores de green cards?, em referência aos cartões de residência permanente nos Estados Unidos. No entanto, funcionários sob anonimato disseram mais tarde que a situação de cada um com o green card será avaliada caso a caso com consulados locais.

Os vistos permanentes permitem que imigrantes permaneçam no país sem restrições e estejam elegíveis a direitos de cidadãos americanos. Detentores podem sair do país e voltar a ele sem que tenham de renovar o documento ? só não podem se ausentar dos EUA por mais de um ano ou por longos períodos sucessivos.

Segundo a ProPublica, a estimativa de potencialmente 500 mil afetados vem de estatísticas de quem recebeu green cards nos últimos dez anos. Estão na lista somente cidadãos dos países da lista: Iraque, Irã, Líbia, Somália, Sudão, Síria e Iêmen.

A decisão de Trump, segundo ele um mecanismo de “controle extremo” para “manter os terroristas islâmicos radicais fora dos Estados Unidos”, suspendeu o programa americano de recepção de refugiados durante pelo menos 120 dias. Além disso, a entrada de refugiados sírios foi proibida por tempo indeterminado.

Para completar, o país não concederá vistos durante 90 dias a migrantes ou turistas procedentes dos países citados. Durante a reforma do sistema de vistos, algumas exceções devem ser aceitas para “minorias religiosas”, com o objetivo de favorecer principalmente os cristãos.

Advogados representando os refugiados iraquianos detidos em Nova York entraram em ação, e fizeram um pedido de habeas corpus para os iraquianos no início deste sábado.US-PROTESTORS-RALLY-AT-JFK-AIRPORT-AGAINST-MUSLIM-IMMIGRATION-BA-G7Q33I2C3.1.jpg

Do outro lado do Atlântico, cinco passageiros iraquianos e um iemenita foram impedidos de entrar em um avião da EgyptAir, com trajeto previsto do Cairo para Nova York neste sábado, segundo fontes no aeroporto da capital egípcia.

Os passageiros, que estavam em conexão no aeroporto do Cairo, foram parados e redirecionados para voos de retorno para seus países apesar de portarem vistos válidos, disseram as fontes. As dez propostas mais controversas de Trump