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Verstappen vira o piloto mais jovem a vencer uma prova da F-1

Lewis Hamilton e Nico Rosberg nunca tiveram uma relação amistosa desde que passaram a correr juntos pela equipe Mercedes. Mas o Grande Prêmio da Espanha de Fórmula-1 pode representar um recrudescimento na relação dos dois pilotos que estão em seu terceiro ano disputando a liderança do Mundial de Fórmula-1. Protagonistas de uma batida na curva 3 logo na primeira volta do GP em Barcelona que tirou ambos da prova, o inglês e o alemão levaram um puxão de orelha dos diretores da escuderia. Pediram desculpas à equipe, mas não se falaram e sequer se desculparam. O clima ficou ainda mais azedo para a próxima prova nas ruas de Mônaco daqui a duas semanas.

Sem os dois, a prova teve um desfecho histórico. Em sua primeira corrida desde que foi para a RBR, o jovem Max Verstappen, de 18 anos, conquistou a sua primeira vitória na Fórmula-1 e pulverizou o recorde de piloto mais jovem a vencer uma prova na categoria. A marca anterior era do alemão Sebastian Vettel, que venceu em Monza, na Itália, em 2008, quando tinha apenas 21 anos e 73 dias e pilotava uma Toro Rosso.

Filho do ex-piloto do Jos Verstappen, o piloto holandês vibrou muito com a vitória. Principalmente depois de ter suportado a pressão do veterano Kimi Raikkonen, da Ferrari, nas 15 voltas finais. O finlandês de 36 anos terminou em segundo. Vettel, também da Ferrari, completou o pódio.

CLIMA TENSO NA MERCEDES

Mas as atenções também estiveram voltadas para a Mercedes no circuito de Montmeló. A batida entre os pilotos aconteceu depois que Hamilton foi ultrapassado por Rosberg após a largada. Atrás do alemão, que havia vencido todas as quatro provas do Mundial, o inglês foi para cima do seu companheiro de equipe, mas exagerou na dose. Os dois se tocaram e foram para fora da pista. Deixaram seus carros sem se falar e sequer tiraram seus respectivos capacetes.

A partir daí as atenções se dividiram entre a pista, onde Ricciardo, Max Verstappen e Sebastian Vettel brigaram pela vitória, e os bastidores da Mercedes. A equipe se reuniu com os pilotos e deu a merecida bronca em ambos, A irritação da escuderia fora resumida minutos antes pelo diretor da Mercedes, o ex-piloto tricampeão mundial Niki Lauda.

– Lewis foi muito agressivo. Para os dois, ficar de fora depois de duas curvas é completamente inaceitável – disse Lauda, lamentando a postura de ambos.

O chefe da Mercedes, Toto Wolf, foi mais político nas palavras. Embora tenha reconhecido o clima tenso entre os pilotos na conversa que teve com ambos e que a inimizade entre ambos continuará até o fim da temporada, ele evitou culpar um deles pelo acidente.

– Niki (Lauda) tem a reação do piloto e o instinto. Da perspectiva da escuderia, e analisamos todas as imagens, não há uma definição clara. Lewis tentou mergulhar, Nico fechou a porta e eu diria que devemos esperar o que a direção da prova vai dizer – afirmou o dirigente, antes da reunião que os pilotos teriam com a direção da prova.

FIM DA HEGEMONIA

Com a saída dos seus dois pilotos, a Mercedes não conseguiu emender a 11ª vitória consecutiva na Fórnula-1. Acabou ficando sem a chance de igualar o recorde da McLaren de 1988. A última vitória de um piloto diferente da Mercedes foi a de Sebastian Vettel, em 20 de setembro do ano passado, no GP de Cingapura. Além disso, desde o GP dos Estados Unidos de 2012 que um carro da Mercedes não pontuava.

A saída das Mercedes transformou a prova numa disputa entre as RBRs e as Ferraris de Vettel e Kimi Raikkonen. Ricciardo, Verstappen e Vettel iam se alternando na ponta na medida em que entravam nos boxes, mas não houve a aguardada disputa pela liderança, mesmo com os carros tendo desempenhos semelhantes.

Mas Vettel acabou ficando de fora da disputa ao parar muito cedo, na volta 38, para a última troca de pneus. Ricciardo também ficou para trás e pressionando o alemão pela terceira posição.

A 14 voltas do fim, Raikkonen se aproximou de Verstappen e os dois começaram a lutar pela liderança. O finlandês de 36 anos ia diminuindo 0s1 a cada volta diante do holandês de 18 anos. A 10 voltas do fim, a dieferença entre os dois alternava de 0s2 a 0s5.

Na disputa pela terceira posição, Ricciardo e Vettel lutaram bravamente a sete voltas do fim. O australiano tentou uma arrojada ultrapassagem, mas o alemão conseguiu se manter a frente e reclamou bastante da atitude do piloto da RBR.

Na reta final, a diferença entre Verstappen e Raikkonen se estabilizou e o jovem piloto pode comemorar a primeira vitória de sua carreira.