Cotidiano

Verizon começará a testar internet móvel 5G nos Estados Unidos

65010911_FILE PHOTO -- A Verizon sign is seen at a retail store in San Diego California US on April.jpg

NOVA YORK – A Verizon Communications informou nesta quarta-feira que vai passar a oferecer cobertura 5G para determinados clientes em 11 cidades norte-americanas, ainda na primeira metade deste ano. Entre os municípios escolhidos para testar o projeto piloto do ?serviço pré-comercial? da tecnologia, estão Atlanta, Dallas, Denver, Houston, Miami, Seattle e Washington.

verizon_2202

Em julho do ano passado, a Verizon já havia dito que tinha planos DE conduzir testes da rede 5G em 2017. Apesar de a tecnologia 5G só vir a estar comercialmente disponível em 2020, a Verizon e sua rival AT&T já começaram a levar o serviço para as mãos de usuários reais, a fim de incentivar o seu desenvolvimento.

As conexões mais rápidas irão ajudar tanto a Verizon e como a AT&T a competirem com o mercado de TV a cabo, já que a medida irá aliviar o alto fluxo de consumidores que assistem à Netflix e a esportes ao vivo, por meio de streaming, diretamente em seus celulares. Empresas como Ericsson, Nokia Oyj, Qualcomm Inc. e Intel Corp. devem investir um total de US$ 200 bilhões por ano na tecnologia em 5G, segundo estimativas do IHS.

A cobertura 5G deve fornecer conexão pelo menos 100 vezes mais rápida que a da atual rede 4G, com potencial de conectar pelo menos 100 bilhões de dispositivos com velocidade de download de até 10 gigabytes por segundo. Em janeiro, a AT&T também anunciou que planejava testar a tecnologia 5G em alguns clientes no serviço de streaming DirecTv Now em Austin, no Texas.