Política

Vereadores aprovam por unanimidade reestruturação administrativa municipal

Foz do Iguaçu – A reestruturação administrativa do Executivo, proposta pelo prefeito Chico Brasileiro, foi aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal de Foz do Iguaçu, em sessão extraordinária, na manhã dessa terça-feira (12).

As alterações visam aprimorar e otimizar processos na administração municipal com o objetivo de melhoria no planejamento e na execução das ações da prefeitura. As mudanças não acarretarão aumento de despesas aos cofres públicos.

A proposta encaminhada à Câmara pela prefeitura propõe alterações em dispositivos da Lei 4.638, que define a estrutura administrativa do Município. As mudanças a serem implementadas se referem à unificação de departamentos ou ao remanejamento das pastas. O projeto segue agora para sanção do prefeito Chico Brasileiro.

Transparência

Com a aprovação do Legislativo, a Secretaria Municipal de Governo passa a ser Secretaria Municipal da Transparência e Governança e contará com uma Diretoria de Gestão da Transparência e Compliance.

A mudança visa fortalecer os mecanismos e os instrumentos de prevenção, detecção, remediação e punição a fraudes e atos de corrupção da estrutura da administração municipal.

A pasta também vai assumir a Ouvidoria Geral do Município e permanece com as atuais diretorias de Cerimonial e Relações Públicas, Comunicação Social e Informações Institucionais.

 

Turismo

A atual Secretaria de Turismo, Indústria, Comércio e Projetos Estratégicos será desmembrada e passará a ser Secretaria Municipal de Turismo e Projetos Estratégicos.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Comercial, Industrial e Agropecuário vai agregar as atividades de Comércio, Indústria, Serviços, Empreendedorismo e Desenvolvimento Socioeconômico, que atualmente estão na Secretaria de Turismo; e as iniciativas da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, que será extinta.

 

Bem-Estar Animal

A Secretaria do Meio Ambiente terá uma Diretoria de Bem-Estar Animal, com foco na coordenação de ações que já vêm sendo desenvolvidas, como a castração gratuita e a distribuição de ração para cães e gatos.