Cotidiano

Vereadora de Foz do Iguaçu propõe liberação de roupas coloridas em sessões

A vereadora Nanci Rafain Andreola (PDT), de Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, está propondo uma resolução que autoriza o uso de roupas coloridas e estampadas durante as sessões. A proposta apresentada na sessão desta terça-feira (4) é voltada às vereadoras.

Atualmente, o artigo 83 do regimento interno da Casa limita o uso de roupas às cores preto, branco, cinza, azul marinho e marrom. O texto em vigor foi alterado em 2013 após algumas extravagâncias por conta do ex-vereador Paulo Rocha, que costumava usar ternos estampados e bastante coloridos e que lembravam super-heróis.

Caso a mudança seja aprovada, o regimento passa a ter o seguinte texto: “no acesso ao plenário, é obrigatório o uso de paletó/blazer e gravata, para os homens, e, para as mulheres, traje feminino compatível com a decência e discrição exigidas para o respectivo local”, sem a limitação de cores.

Na justificativa, Nanci lembra que atualmente a Câmara conta com três vereadoras. “Como mulheres, possuem uma vasta opção de trajes, cores e estampas, que se enquadram na decência e descrição exigidas, ficando taxativo e descabido tendo como opção para as vereadoras usarem vestimentas das cores que atualmente se encontram no Regimento Interno desta Casa de Leis.”