Cotidiano

Vereador quer proibir passageiros em pé nos ônibus coletivos

Proposta foi encaminhada a uma Comissão da Câmara e deve ter parecer até o fim do mês

Londrina – As viagens em pé em ônibus do transporte coletivo de Londrina podem estar com os dias contados. É o que pretende o vereador Gaúcho Tamarrado.

O parlamentar protocolou um projeto de Lei para que todos os assentos dos veículos tenham cinto de segurança e que todos os passageiros sejam transportados sentados devidamente protegidos.

“Primeiramente, o projeto estabelece que os ônibus em circulação no Município deverão conter cinto de segurança em todos os assentos, sendo obrigatória a utilização destes por todos os passageiros. O projeto estabelece também que todos os passageiros somente poderão realizar a viagem sentados”, esclarece o vereador no texto do projeto.

A proposta foi encaminhada à Comissão de Justiça, Legislação e Redação da Câmara e deve ter parecer até o final do mês.

“Tais medidas visam aumentar a segurança dos passageiros que têm necessidade de utilizar os ônibus e permitir uma viagem mais adequada e confortável”, completou.

Caso a medida seja aprovada na Câmara e sancionada pelo prefeito, o descumprimento acarretará em penalidades. Segundo o texto, as empresas do transporte coletivo terão 30 dias para adaptação.

Elas serão notificadas em uma primeira infração e multadas em R$ 10 mil a partir da segunda. O projeto estabelece também multa diária de R$ 1 mil até o cumprimento da lei.

Os recursos arrecadados com a aplicação das multas de que trata esta lei serão destinados ao Fundo Municipal de Urbanização e utilizados para a promoção de campanhas de caráter educativo e de conscientização em relação ao trânsito e ações afins. Caberá à CMTU fiscalizar, bem como fazer cumprir as disposições da presente lei.

(Com informações do Bonde)