Política

Vereador quer a prisão de diretor da Regional

Diante da dificuldade de internamentos e transferências a leitos de alta e média complexidades, o vereador Fernando Hallberg (PPL) pediu a prisão do diretor da 10° Regional de Saúde, Miroslau Bailak, e demais gestores para que sejam liberados leitos hospitalares, caso assim seja necessário.

Ontem o documento foi encaminhado à Promotoria Pública de Saúde, de responsabilidade de Ângelo Mazzuchi. A origem do pedido inusitado tem origem em uma visita feita pelo vereador a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Jardim Veneza. Hallberg diz que encontrou todos os corredores ocupados por macas com "homens, mulheres, crianças, idosos, pacientes com H1N1, tuberculose, câncer e pacientes psiquiárticos no mesmo espaço físico – devido a superlotação da UPA: dos 57 pacientes, 16 aguardavam leitos e dois estavam no suporte a vida"

Agravante

A situação se agravou, segundo Hallberg, devido à descentralização da pediatria até a UPA Veneza e do Brasília. "Já demonstramos que Cascavel está sofrendo pelo descaso da Regional de Saúde, Central de Leitos, e Governo do Estado e precisamos buscar de maneira conjunta uma solução: mais que isso, buscar a punição dos gestores de saúde, sejam eles diretores e coordenadores desses serviços – secretário de Saúde e ou governador. Mas a situação não pode continuar como está".