Política

Vereador propõe incremento em ações para idosos

Foz do Iguaçu – A Câmara de Foz do Iguaçu teve pauta cheia ontem. Diversos projetos e assuntos debatidos e aprovados perpassam especialmente pela área de saúde, alguns enfocando em semanas de prevenção a diabetes, cuidados com a pele, à prematuridade. Um dos temas discutidos foi a preocupação e o incremento com a política pública para idosos no Município.

A discussão se deu a partir do Requerimento 05/2018, de autoria do vereador Celino Fertrin (PDT), que solicita informações sobre viabilidade de implantação de repúblicas para idosos. “Temos consciência de que a população do País está envelhecendo. A velhice precisa estar acompanhada de saúde. Diante dessa realidade, se faz necessário pensar em políticas para a população idosa. O ideal seria a permanência do idoso com sua família, mas em muitos casos os familiares não possuem tempo e meios necessários para os cuidados necessários. Já existem experiências em vários locais, o município de Tatuapé é um exemplo disso. A primeira experiência disso no país aconteceu em Santos, também no interior de São Paulo. Isso atenderia pessoas com mais de 60 anos de idade, com renda máxima de dois salários mínimos e que também residam no Município”, destacou Celino.

“Nós temos de cuidar dos idosos, eles estão lutando para um espaço melhor. Muitas vezes o que eles ganham dá para comprar apenas os remédios, mal dá para fazer o mercado do mês, alguns vivem em situação muito complicada”, pontuou a vereadora Nanci Andreola (PDT). O requerimento recebeu aprovação plenária e foi encaminhado ao Executivo.