Cotidiano

Vereador de Cascavel pede atenção à possível infestação de carrapatos e surto de febre maculosa

O local atingido é conhecido como Favela do Veneza, ou Gramadinho, no final da Rua Veneza

Vereador de Cascavel pede atenção à possível infestação de carrapatos e surto de febre maculosa

Preocupado com denúncias que recebeu de moradores do Cascavel Velho, em Cascavel, o vereador Policial Madril (PSC) encaminhou um ofício a Rodrigo Neca Ribeiro, gerente do Departamento de Vida Silvestre e Bem Estar Animal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, pedindo fiscalização quanto a uma possível infestação de carrapatos no local, com indícios de casos de febre maculosa. O local atingido é conhecido como Favela do Veneza, ou Gramadinho, no final da Rua Veneza.

Segundo as denúncias recebidas por Madril, pessoas e animais já foram atingidos pela infestação de carrapatos e pelo menos uma criança já contraiu a febre maculosa, doença adquirida pela picada desse aracnídeo. Além disso, 26 animais já teriam sido retirados do local por estarem com carrapatos e depois diagnosticados com erliquiose, também conhecida como “doença do carrapato”.

Madril disse que foi avisado de que na região existem “potreiros” irregulares, com criação de gado e cavalo, potenciais vetores de doenças. O parlamentar solicitou providências urgentes da Patrulha Ambiental “para conter uma proliferação ainda maior de carrapatos, bem como para evitar um surto de febre maculosa em nosso município”.