Cotidiano

Verdades alternativas: Trump usa dados falsos sobre criminalidade

USA-TRUMP_-G0M341C7J.1.jpgWASHINGTON – Duas afirmações usadas pelo presidente Donald Trump para justificar políticas específicas contra o crime foram desmentidas em checagens pela imprensa americana.

?Me oponho às cidades-santuário. Elas geram crime e há muitos problemas?

– NÃO É BEM ASSIM Trump juiz

O ?Washington Post? pediu evidências dessa afirmação à Casa Branca e foi ignorado, mas resolveu investigar a questão mesmo assim.

Um estudo da Universidade da Califórnia, de agosto de 2016, analisou cerca de 80 jurisdições, e concluiu que a política das cidades-santuário não tinha qualquer efeito sobre a criminalidade. No mês passado, outro relatório, do centro de estudos Center for American Progress, mostrou que a criminalidade nestes locais era menor que nas cidades que não seguiam as políticas de proteção aos imigrantes ilegais.

Segundo o PolitiFact ? organização dedicada a checar a veracidade de afirmações de membros do Congresso e da Casa Branca ? estudos mostram que o apoio aos imigrantes leva a uma redução da criminalidade. Os opositores das cidades-santuário insistem que as políticas de não perseguição são uma ameaça. No entanto, em geral, pesquisas mostram que a imensa maioria de imigrantes ilegais não comete qualquer tipo de crime, afirma o ?Washington Post?.

?O índice de assassinatos nos EUA é o maior em 45 ou 47 anos?

– FALSO

O presidente americano insiste em alardear um índice de assassinatos absolutamente fictício, afirma a AP. A verdade é o que número de assassinatos nos EUA em 2015 foi menor do que a de 1970, 45 anos antes.

É verdade que entre 2014 e 2015, o índice teve o maior aumento em quase 50 anos. Mas, ainda assim, ele se manteve em 4,9 mortes para cada 100 mil habitantes, números muito abaixo dos registrados no início dos anos 1990, quando o índice se mantinha entre 8 e 10 mortes para cada 100 mil habitantes; ou do início da década anterior, quando os números ultrapassaram 10 mortes para cada 100 mil habitantes.