Cotidiano

Verdade ou mentira? Candidatos trocaram fortes acusações em debate

WASHINGTON ? As checagens independentes feitas pela imprensa americana e por agências de notícias após o debate revelam imprecisões e mentiras por parte de ambos os candidatos à Presidência dos EUA. Mas as de Donald Trump são mais flagrantes e numerosas em comparação à sua rival, Hillary Clinton. No debate de domingo, não faltaram acusações e ataques pessoais. Veja o que foi verdade ou mentira nas declarações dos presidenciáveis.

Trump | Anistia a imigrantes

O republicano disse que Hillary quer simplesmente oferecer a anistia generalizada para os imigrantes nos EUA. Mas, na verdade, a democrata apoia uma nova legislação que reforce a segurança na fronteira e facilite o fornecimento da cidadania a imigrantes irregulares que vivem no país. Mas, para isso, eles devem corresponder a uma série de qualificações e esperar até mesmo anos antes de se tornarem cidadãos americanos. A lei que passou no Senado em 2013, apoiada por Hillary, incluía um investimento de U$ 46 bilhões na segurança da fronteira e um aumento de 18 mil agentes de segurança na região.

Hillary | Hackers estrangeiros

A democrata afirmou no debate que não há evidências de que seu e-mail tenha sido alvo de um ciberataque por um poder estrangeiro, incluindo a Rússia. A afirmação está literalmente correta. Mas, como apontou o diretor do FBI, James Comey, os melhores hackers não deixam pistas. Para analistas, parece improvável que a Rússia não tenha acompanhado os emails do Departamento de Estado, um sistema que eles efetivamente invadiram, aos servidores de Hillary.

Trump | Déficit de 2015

Em sua campanha, Trump afirmou repetidamente que o déficit dos EUA ficou em U$ 800 bilhões no ano passado. A verdade é que o valor, no entanto, foi de U$ 500 bilhões ? embora não seja tão alto quanto afirma o republicano, foi o maior já registrado para o país.

Hillary | Apoio à guerra do Iraque

Hillary rejeitou as declarações de Trump em que o magnata disse não ter sido contrário à guerra do Iraque antes do início dos confrontos. A afirmação é correta: um áudio divulgado pelo BuzzFeed revelou que o republicano, em uma entrevista no passado, expressou seu apoio à guerra logo antes do seu início efetivo.

Trump | Escândalos sexuais

O magnata disse que Hillary intimidou repetidamente as mulheres que acusaram seu marido, Bill Clinton, de abuso sexual. Não há evidências claras e independentes sobre as alegações. No entanto, na campanha de 1992, que acabou elegendo o ex-presidente, Hillary participou ativamente dos esforços para descredibilizar a atriz Gennifer Flowers, que alegou ter mantido um caso a longo prazo com ele. O casal reconheceu que havia tido problemas no seu casamento, mas negou as afirmações da atriz. Posteriormente, Bill Clinton reconheceu em julgamento que havia tido relações sexuais com a atriz. Em outras ocasiões, Hillary teria disparado comentários negativos sobre as mulheres supostamente ligadas ao seu marido ? mas faltam provas de que ela tenha tentado prejudicar a sua reputação.

Hillary | Produção de energia

A ex-secretária de Estado afirmou que, pela primeira vez, os EUA são independentes quando o assunto é a produção de energia. A frase não é verdadeira. Esta é a primeira vez em décadas que a produção interna de energia supera as importações do país. Mas os EUA ainda dependem da compra de combustíveis do Oriente e de outros locais.