Cotidiano

Verão começa com águas próprias para banho no PR

Curitiba – O verão paranaense começa com boa condição para banho nas águas do litoral e do interior do Paraná. De acordo com o primeiro boletim de balneabilidade do verão, divulgado ontem pelo IAP (Instituto Ambiental do Paraná), dos 49 pontos monitorados semanalmente no litoral, apenas quatro estão impróprios para banho; e dos 17 locais monitorados no interior apenas um não é recomendado.

O monitoramento feito pelo instituto durante toda a temporada possibilita verificar a contaminação da água por esgoto sanitário clandestino e avalia a possibilidade de uso da água para atividades de lazer de contato primário, ou seja, de contato direto e prolongado com a água (tais como natação, mergulho, esqui-aquático).

“São medidos os níveis de Escherichia coli (E.coli) na água, que é um coliforme fecal e, dependendo do número de organismos detectados, a água se torna própria ou imprópria para banho, de acordo com critérios estabelecidos pelo Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente)”, explica a diretora de Monitoramento Ambiental e Controle de Poluição, Ivonete Chaves.

O monitoramento feito na Costa Norte e na Costa Oeste do Estado mostra que apenas o Rio Paranapanema, em Primeiro de Maio, está impróprio para banho devido à proliferação natural de algas. A qualidade da água é avaliada em 17 pontos de praias artificiais e represas da costa Norte e Oeste do Estado.

A avaliação acontece nas cidades de Foz do Iguaçu, Santa Terezinha de Itaipu, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia, Missal, Santa Helena, Entre Rios do Oeste, Marechal Cândido Rondon e em Primeiro de Maio.