Cotidiano

Verão: Boletim estadual registra três pontos impróprios para banho

Locais não recomendados são a Ponta da Pita e o rio Nhundiaquara

Curitiba – O IAP (Instituto Ambiental do Paraná) divulgou o quinto boletim de balneabilidade da temporada 2015/2016 e revelou que apenas três pontos dos 63 monitorados em todo o Estado estão impróprios para banho. Os demais locais analisados apresentaram bons índices de balneabilidade e podem ser aproveitados pelos banhistas.

Dos 47 locais avaliados no litoral, os únicos não recomendados aos veranistas são: a Ponta da Pita, em Antonina e o rio Nhundiaquara, na altura do largo Lamenha Lins, em Morretes. Esses locais se apresentam como impróprios para banho desde o início do verão.

Dentre os 16 pontos analisados no interior, apenas Porto Mendes, no município de Marechal Cândido Rondon, apresentou mudanças na qualidade da água e foi considerado como impróprio para banho. A alteração nas condições de balneabilidade ocorreu devido às fortes chuvas que atingem a região nos últimos dias. 

Monitoramento

O monitoramento da qualidade das águas no litoral, costa Oeste e Norte do Estado é feito desde a criação do órgão ambiental. As análises são feitas com base na concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que indica a possibilidade de contaminação por esgoto sanitário, de acordo com os padrões estabelecidos pelo Conama, o Conselho Nacional do Meio Ambiente.

As amostras de água são coletadas do mar e dos rios nos dias e locais que registram maior fluxo de banhistas. Além disso, são coletados resíduos de locais onde há maior probabilidade de contaminação, como saídas de galeria pluviais e foz de rios no mar. Os resultados positivos apontam a possibilidade de uso da água para atividades de lazer.