Cotidiano

VERÃO 2018: La Niña em formação deve influenciar o clima no Paraná

Cascavel – No ano em que teve de tudo no quesito clima: excesso de chuva, depois três geadas fortes consecutivas, seguidas por estiagem e, mais uma vez, chuva em demasia, os sinais prometem ser um pouco mais promissores para o verão 2017/2018.

Com a última precipitação expressiva registrada na região no dia 25 de novembro, com 40 milímetros em algumas cidades, desde então são registradas apenas pancadas isoladas, mas esta não promete ser a tendência para a estação que chega oficialmente às 14h28 desta quinta-feira (21), mas que nos termômetros já deu as caras há algumas semanas.

Com os 30ºC registrados com frequência neste mês de dezembro, o verão só chega oficialmente amanhã e segue até 20 de março de 2018.

Ocorre que a tendência é para que neste ano a influência climática seja da La Niña.

Segundo o meteorologista Tarcisio Costa, do Instituto Tecnológico Simepar, o La Niña ainda está em formação e há uma forte tendência para que dite as regras meteorológicas nos próximos três meses.

Apesar de ter uma característica peculiar de chuvas abaixo da média para a Região Sul do Brasil, neste ano a expectativa é para que esta consideração seja feita apenas para o Rio Grande do Sul. “No Paraná a previsão considera chuvas dentro da normalidade de agora até março. Quanto às temperaturas, elas ficarão dentro da média histórica, ou seja, bastante calor, principalmente nas regiões oeste, norte e noroeste do Estado”, completou.