Policial

VEP transfere para Bangu 1 preso que tramou resgate bandido no Souza Aguiar

RIO – O juiz titular da Vara de Execuções Penais, Eduardo Oberg, determinou, na manhã desta segunda-feira a transferência, em caráter urgente, do traficante Edson Pereira Firmino de Jesus, conhecido como Zaca, do Instituto Penal Vicente Piragibe para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu I). Zaca é tio do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, o Fat Family, resgatado por homens armados no domingo, dia 19, do Hospital Municipal Souza Aguiar, no Centro do Rio.

A decisão do magistrado foi tomada, entre outras razões, com base no noticiário e em um áudio disseminado pelo aplicativo WhatsApp, no qual um criminoso comunica-se com Zaca – e comemora – a retirada de Fat Family do hospital. O titular da VEP também determinou que a Delegacia de Homicídios abra inquérito para apurar a conduta de Zaca e de outros detentos.

“Tais provas fortes indiciarias, na doutrina e jurisprudência, indicam que deve o juiz adotar medida cautelar de resguardo da segurança pública”, afirma o juiz Oberg.

O traficante Fat Family, que foi preso há uma semana, estava internado devido a um ferimento no rosto causado durante um confronto com a polícia. A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária informou que ele estava em liberdade desde 28 de abril de 2016, por força de absolvição, concedida judicialmente. Ele havia sido preso em agosto 2011.

A ação da madrugada do último domingo, que teve diversos criminosos envolvidos, resultou na morte de Ronaldo Luiz Marriel de Souza, filho de um oficial da Marinha que chegava na unidade para atendimento em companhia de um amigo Policial Militar. O PM e um enfermeiro também foram atingidos por tiros e estão internados na unidade. O estado de saúde do policial é estável, já o profissional de saúde está em estado grave.