Cotidiano

VEP determina transerência de 15 presos envolvidos em resgate de traficante no Souza Aguiar

RIO – O titular da Vara de Execuções Penais (VEP), juiz Eduardo Oberg, determinou nesta terça-feira, dia 21, que 15 presos, hoje custodiados no Complexo Penitenciário de Gericinó, sejam transferidos para unidades prisionais federais fora do estado do Rio de Janeiro. De acordo com o magistrado, as gravações de áudio em comemoração pelo resgate do traficante Nicolas Labre Pereira de Jesus, mais conhecido como ?Fat Family?, recebidas pelo tio do criminoso dentro da cadeia, evidenciam a necessidade de desarticulação imediata da quadrilha e seu constante monitoramento de modo rigoroso.

Além disso, diante da informação de uma suposta festa que teria acontecido nas galerias da prisão depois da fuga de ?Fat Family?, o juiz determinou a abertura de dez procedimentos investigatórios e de inquéritos na Delegacia de Homicídio (DH) e na Delegacia de Combate às Drogas (DCOD) para apurar as denúncias de entrada de lanches na unidade na ocasião, além dos celulares, roteador de 8kg (que possibilitava comunicação via wi-fi livre na região) e munição encontrados.

?Diante da omissão da Secretaria Estadual de Administração Penitenciária, determino que cada um dos fatos narrados seja investigado. Os casos da munição e dos lanches, por exemplo, vão ser investigados pela 34ª DP, que é a delegacia responsável por aquela área?, disse o magistrado.

Entre os presos estão Edson Pereira Firmino de Jesus, tio de Fat Family e acusado de ter planejado a fuga; Marcio Gomes Medeiros Roque, o Marcinho do Turano; Marcelo Fonseca de Souza , o Xará; Sandro Batista Rodrigues, o Naiba; Aleksandro Rocha da Silva, o Sam da Caico, Paulo Cesar Souza dos Santos, o Paulo Muleta; Leonardo Carlos da Silva, Davi da Conceição Carvalho, Marcelo da Silva Guilherme, Wilson Ferreira Cardozo, Eliezer Miranda Joaquim, Arnaldo da Silva Dias, Carlos Eduardo Rocha Freire Barboza, Francisco Eduardo Freire Barboza.

A abertura de investigação sobre o envolvimento de presos do Complexo Penitenciário de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, havia sido determinada na segunda-feira, pelo juiz Eduardo Oberg depois que presos comemoraram com festa a invasão do Hospital Souza Aguiar, no Centro, que deu fuga ao traficante. No presídio Vicente Piragibe, presos aplaudiram de pé Zaca pelo sucesso do resgate.