Cotidiano

Ventos de 102 quilômetros por hora provocam muita destruição

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, a formação foi originada a partir da chegada da umidade e o choque com o calor intenso

Cascavel – A estação meteorológica do Instituto Tecnológico Simepar em Cascavel registrou, por volta das 21h, de ontem, ventos de 102 quilômetros por hora, a maior velocidade em toda região Oeste em um temporal devastador.

Segundo o meteorologista Paulo Barbieri, a formação foi originada a partir da chegada da umidade e o choque com o calor intenso. Por volta das 22h30 o Simepar considerava a possibilidade de um novo temporal em Cascavel nas horas seguintes.

Segundo o coordenador da Defesa Civil, João Carlos da Costa, as linhas telefônicas ficaram congestionadas com tantas ligações pedindo socorro. “Foi mais de uma centena de destelhamentos, mas é impossível contabilizar neste momento em que fazemos os atendimentos ainda. As ligações não param e o temporal atingiu toda a cidade, foi geral. Para se ter ideia, agora [por volta das 23] estamos com cinco equipes nas ruas e cada uma delas saiu para distribuir cinco rolos de lona com 500 metros cada”, disse o coordenador.

Além das cinco equipes compostas pela Defesa Civil e Guarda Patrimonial, todo o efetivo dos Bombeiros auxiliou nos atendimentos. A linha de emergência do Corpo de Bombeiros, o telefone 193, ficou congestionada por quase duas horas.

Segundo a Defesa Civil, foi emitido um alerta na tarde de ontem reforçando sobre o risco de um temporal com ventos fortes e granizos. “Isso fez com que ficássemos em alerta”, lembra o coordenador da Defesa Civil.

Houve queda de dezenas de árvores na região central e bairros, e algumas delas caíram sobre um carro. “Não temos a dimensão exata ainda, mas estou na Defesa Civil desde 2009 e naquele ano tivemos um temporal muito feio, este pode ser o segundo pior desde então”, considera.

Houve registro de feridos, mas até o fechamento desta edição, não haviam sido confirmadas todas as vítimas. Entre elas estava Valdir Teixeira. Ele foi atingido por uma telha na cabeça na região norte da cidade. O homem procurou auxilio na UPA (Unidade Paraná Seguro) e encaminhado à UPA (Unidade  de Pronto-Atendimento) do Brasília. Ele teve ferimentos moderados

Entre os espaços públicos atingidos, estaria a Câmara de Vereadores de Cascavel que teve parte de sua cobertura arrancada e a estrutura interna ficou alagada..

ALAGAMENTOS

Além de destelhamentos, foram registrados inúmeros casos de alagamentos por toda a cidade. A chuva de granizo também atingiu todo o município, área urbana e rural, provocando estragos como perfuração em telhas e destruição no campo. Panoramas mais precisos devem ser divulgados hoje.