Esportes

Vento cancela primeiro dia de medalhas do remo na Olimpíada

lagoa1.jpgRIO ? O calendário do remo volta a se complicar na Olimpíada do Rio por conta da ventania nesta quarta-feira, que provocou o cancelamento de todas regatas programadas para esta manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os organizadores haviam anunciado o adiamento do início das competições por volta das 7h30m, deixando uma decisão definitiva para o meio-dia. Pouco depois das 8h, contudo, veio a confirmação do cancelamento de todas as regatas desta quarta.

Remo 09-08

APP RIO OLÍMPICO: Baixe grátis o aplicativo e conheça um Rio que você nunca viu

A previsão é que um novo cronograma de competições seja apresentado após as 10h, horário em que acontecerá uma reunião de treinadores das equipes. Este seria o primeiro dia com disputa de medalha, com as finais do Skiff Quádruplo masculino e feminino. Havia também provas importantes, como as semifinais do Double Skiff Leve, do Quatro Sem e do Dois Sem, este último apenas na prova feminina.

Veja também na série em vídeo: Segredos Olímpicos: Motor e proa

No caso da Lagoa, o vento é um problema especialmente nos primeiros 1000 metros da raia, a primeira metade da área de competição, onde incide livremente e com velocidade devido ao desenho topográfico da região. No domingo, veja no vídeo abaixo, a ventania provocou o cancelamento das competições, e as regatas acabaram remarcadas para segunda e terça-feira.

Ventos fortes surpreendem cariocas e cancelam competições

Matt Smith, diretor-executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa), já havia antecipado na tarde de terça-feira que o prognóstico era de condições “desafiadoras” nesta quarta. De acordo com o site “Wind Guru”, as rajadas na Lagoa Rodrigo de Freitas chegam até a 35 km/h nesta manhã.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial”, devido às condições do tempo severas, para a realização de competições olímpicas na região de Copacabana, que inclui três pontos de competição: a Arena de Vôlei de Praia, o Forte de Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

O cancelamento de mais um dia de competição torna forte a possibilidade de que o remo utilize um dia a mais do que o previsto, terminando no domingo (14) em vez de no sábado (13). O meio-dia de domingo é o prazo derradeiro para a conclusão das regatas, já que a partir daí a Lagoa fica reservada para a canoagem, cujas competições começam na manhã de segunda-feira (15).