Esportes

Ventania adia início do primeiro dia de medalhas do remo

lagoa1.jpgRIO ? O calendário do remo volta a se complicar na Olimpíada do Rio por conta da ventania nesta quarta-feira, que provocou o adiamento das regatas programadas para esta manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas. Os organizadores tomarão uma decisão até meio-dia se realizam as regatas à tarde ou se cancelam todas as competições desta quarta.

Remo 09-08

Caso as regatas aconteçam à tarde, esta quarta-feira será o primeiro dia com disputa de medalha, com as finais do Skiff Quádruplo masculino e feminino. Os organizadores da prova liberaram a segunda metade da raia de competição para treinamentos dos atletas enquanto deliberam se remarcam as provas para esta tarde.

Matt Smith, diretor-executivo da Federação Internacional de Remo (Fisa), já havia antecipado na tarde de terça-feira que o prognóstico era de condições “desafiadoras” nesta quarta. De acordo com o site “Wind Guru”, as rajadas na Lagoa Rodrigo de Freitas chegam a até 35 km/h nesta manhã.

Veja também na série em vídeo: Segredos Olímpicos: Motor e proa

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de “perigo potencial”, devido às condições do tempo severas, para a realização de competições olímpicas região de Copacabana, que inclui três pontos de competição: a Arena de Vôlei de Praia, o Forte de Copacabana e a Lagoa Rodrigo de Freitas.

No caso da Lagoa, o vento é um problema especialmente nos primeiros 1000 metros da raia, a primeira metade da área de competição, onde incide livremente e com velocidade devido ao desenho topográfico da região. No domingo, a ventania provocou o cancelamento das competições, e as regatas acabaram remarcadas para segunda e terça-feira.