Cotidiano

Venezuela tem os direitos cassados no Mercosul, diz ministra argentina

BRAZIL-ARGENTINA-SERRA-MALCORRABRASÍLIA – A ministra das Relações Exteriores da Argentina, Susana Malcorra, disse que a Venezuela não foi apenas suspensa do Mercosul, mas teve seus direitos cassados. Durante a visita ao Brasil, ela afirmou que foi dado um prazo para que o país ficasse enquadrados nas regras do bloco. Isso inclui cumprir todas as cláusulas democráticas e de livre trânsito de pessoas.

? Não é uma suspensão é uma cessação da participação no Mercosul. Tomamos uma decisão ? frisou a chanceler do país vizinho. ? Você não pode pensar que um membro de um clube pode manter o direito de acesso sem manter suas obrigações.

Ela lembrou que se a Venezuela tomar todas as medidas necessárias, o país poderá ser reintegrado no bloco.

? Nossa esperança é que a Venezuela se adeque com seus compromissos e, neste momento, a Venezuela voltará a participar do Mercosul ? resumiu. ? Somos sócios igualitários com as mesmas obrigações.

Após um encontro com o ministro das Relações Exteriores, José Serra, ela informou que os dois países criarão uma ?Agencia Binacional de Metrologia?, que deve fazer a cooperação entre o Inmetro e o órgão similar argentino. A ideia dos dois governos é cortar ao máximo as barreiras técnicas para aumentar o comércio exterior.

Susana ainda contou que os ministros querem acelerar os acordos comerciais em andamento. Serão criadas equipes conjuntas para a negociação dos quatro países, por exemplo, com a União Europeia. Essa equipe discutirá os termos antes de apresentar para os europeus.

? É mover a agenda do Mercosul o mais rápido possível. Vamos fazer um entendimento prévio com o Mercosul. Vamos fazer juntos ? disse a ministra.