Cotidiano

Venezuela reabre passagem com a Colômbia

63406128_TOPSHOT - People confront Bolivarian National Guard member whilst a.jpgCARACAS ? A passagem de pedestres na fronteira entre a Venezuela e a Colômbia ? fechada desde 12 de dezembro ? foi reaberta na manhã desta terça-feira depois de uma conversa por telefone entre os presidentes Nicolás Maduro e Juan Manuel Santos.

?Os presidentes concordaram em abrir a fronteira de maneira progressiva, com estrita vigilância e segurança?, informou no Twitter o ministro venezuelano da Comunicação e Informação, Ernesto Villegas.

Centenas de venezuelanos se aglomeram desse sexta-feira na fronteira com a Colômbia, diante dos militares que protegem a ponte internacional Simón Bolívar, que une San Antonio del Táchira à cidade colombiana de Cúcuta.

Blanca Rivera, 30 anos, queria ir a Cúcuta para passar o Natal com sua família.

? Não nos deixem aqui, por favor. Temos fome, não fomos ao banheiro. Por favor, por favor ? suplicava.

Maduro determinou o fechamento das fronteiras com Colômbia e Brasil, em uma medida iniciada na segunda-feira como parte da retirada das notas de 100 bolívares de circulação para combater o contrabando.

Um acordo permitiu que os brasileiros que cruzem a fronteira, durante a parte da tarde. Depois de negociação do vice-consulado do Brasil em Santa Helena de Uiarén, que faz fronteira com Pacaraima (RR), com autoridades venezuelanas, brasileiros poderão cruzar a fronteira desde que registrem os dados no vice-consulado da cidade venezuelana.

Será possível fazer a travessia de carro, ou com veículos do vice-consulado, se for preciso. O acordo deverá vigorar até o dia 2 de janeiro.