Cotidiano

Venezuela pode perder direito a voto no Mercosul, diz presidente do Uruguai

SÃO PAULO ? O presidente do Uruguai, Tabaré Vázquez, disse nesta segunda-feira, que a Venezuela tem até dia 2 de dezembro para ?internalizar? as regras do Mercosul. Caso isso não ocorra, o país terá sua ?voz e votos no bloco suspensos?. Vázquez participou de almoço com empresários, em São Paulo.

Ele reiterou que o essa decisão foi tomada pelos quatro países fundadores do Mercosul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. Ele não falou em suspensão do país do bloco, ideia à qual apenas os uruguaios se opuseram.

? Enquanto a Venezuela não internalizar as regras, não terá voz no bloco ? detalhou.

Esse prazo foi negociado durante meses entre os países fundadores do Mercosul. Brasil, Paraguai e Argentina eram contra Caracas assumir a presidência do bloco, sob o argumento que a Venezuela não havia cumprido as normas técnicas e de respeito aos direitos humanos exigidas para entrar no Mercosul. Com a oposição do Uruguai à retirada do país do bloco, a solução encontrada foi excluir o poder de voto dos venezuelanos.

Na semana passada, Vázquez esteve com o líder chinês, Xi Jinping, com o qual acertou um Tratado de Livre Comércio entre os dois países, previsto para começar a vigorar em 2018. Perguntado sobre esse acordo, o uruguaio disse que ?no mundo ideal? esse Tratado seria levado para o Mercosul, mas sinalizou que o excesso de regras inviabilizaria essa expansão.