Cotidiano

Venezuela: Novo presidente do Parlamento pede fim de sabotagem ao Legislativo

julio.jpg

CARACAS ? O deputado opositor Julio Borges tomou posse como presidente da Assembleia Nacional da Venezuela nesta quinta-feira. O novo chefe do Parlamento, cuja maioria dos assentos é opositora, pediu o fim da sabotagem à Casa, em referência à guerra política entre governo e oposição no país. A coalizão crítica ao presidente Nicolás Maduro trabalha em uma intensa campanha pela sua saída do poder há meses e acusa o oficialismo de sabotar o Legislativo com a anulação das medidas aprovadas pelos deputados. Venezuela

No dia da posse, Borges disse que matinha esperanças de que o governo tenha consciência de que as leis são feitas para a população:

? Não podem seguir sabotando o trabalho do Legislativo. O que se faz é um trabalho para o povo e pelo povo ? declarou, segundo o jornal “El Universal”. ? (A Assembleia Nacional) foi eleita por 14 milhões de venezuelanos. Não é do governo nem da oposição, pertence aos venezuelanos.

NOVO GABINETE DE MADURO

Depois que Maduro anunciou um novo Gabinete de forma inesperada na quarta-feira, sua decisão foi fortemente criticada pela oposição. Segundo o secretário-executivo da coalizão opositora Mesa de Unidade Democrática (MUD), Jesús Torrealba, a equipe pode ser a pior dos 17 anos de governo chavista.

Torrealba afirmou que a nomeação dos novos funcionários não considerou as competências exigidas para as áreas, demonstrando, segundo ele, pouco interesse por parte do Executivo para as necessidades da população.

? Eles não se importam com desempenho, gestão e serviço ao povo ? observou ele, segundo o canal de TV ?Globovisión?.

Maduro nomeou como seu novo vice-presidente o jovem governador do estado de Aragua, Tareck El Aissami. Ele também designou o irmão do falecido presidente Hugo Chávez, Adán Chávez, como ministro da Cultura.

Como vice, El Aissami, de 42 anos, assumirá a direção do país caso ocorra um referendo revogatório de mandato em 2017 e Maduro seja derrotado.

? Designei como vice-presidente executivo da República o companheiro Tareck El Aissami, para que assuma esta etapa 2017-2018, com sua juventude, com sua experiência, com seu compromisso e sua valentia ? anunciou Maduro em reunião do gabinete transmitida pela TV estatal.

El-Aissami substitui Aristóbulo Istúriz, 70 anos, como parte da reestruturação do gabinete anunciada por Maduro para “recuperar e expandir a revolução bolivariana em todos os planos; moral, econômico, político e internacional”.

“Temos que seguir recuperando o que Chávez nos ensinou: governar obedecendo o povo (…), o socialismo é o caminho para se salvar a pátria, não o capitalismo, não a burguesia, não a direita terrorista e criminosa”, disse El Aissami no Twitter.

A MUD ? que controla o Parlamento ? anunciará em breve sua nova estratégia contra Maduro, e poderá ou não seguir com a iniciativa do referendo revogatório. Maduro nomeia novo vice-presidente