Cotidiano

Venezuela está exportando pobreza, diz presidente do parlamento em visita ao Brasil

BRASÍLIA – O presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, deputado Julio Borges, afirmou que o país virou um ?exportador? de pobreza, violência e terrorismo para a região. Ele visita o Brasil nesta quarta-feira e deu entrevista após o primeiro de seus compromissos oficiais, uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ). Borges afirmou que as migrações em massa de violência podem criar uma crise social em toda a região.

? Isso gera um problema que pode converter-se em uma crise social na região e por isso é importante que possamos atender a tempo para que o problema venezuelano tenha uma solução democrática de um país com uma economia aberta, livre, que seja parte do desenvolvimento da região, produzindo, fazendo comércio e não um país que se converta em um país fechado que a única coisa que está exportando neste momento é pobreza, violência, terrorismo, narcotráfico, e não democracia, como deveria ser ? afirmou Borges.

Ele destacou que os problemas decorrentes da migração já levaram o Peru a alterar sua legislação para reduzir a entrada de venezuelanos e destacou que 3% da população do Panamá hoje já é de venezuelanos. Destacou ainda problemas na Colômbia e no Brasil, principalmente no estado de Roraima. Borges ressaltou que a demanda é principalmente por serviços de saúde e busca por alimentos.

? O que acontece no estado de Roraima faz com que se tenha uma demanda em programas sociais em temas relacionadas com hospitais, assistência médica, com comida, porque os venezuelanos lamentavelmente não estão sendo atendidos nos temas mais básicos ? disse o presidente do parlamento local.

A Assembleia Nacional é dominada pela oposição e vem sendo esvaziada pelo presidente Nicolás Maduro. O presidente viajou ao Brasil de forma discreta depois de integrantes do parlamento terem tido os passaportes retidos quando embarcavam para viagens internacionais. Borges afirmou que depois da derrota sofrida nas eleições legislativas Maduro tem se recusado a fazer eleições para governadores e prefeitos e pediu ajuda do Brasil para que os pleitos voltem a ser realizados.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que haverá uma reunião dos parlamentos de todos os países da América do Sul para debater o tema em data ainda a ser definida. Disse que será preparado um documento para manifestar apoio à democracia na Venezuela e que o tema deve ser debatido também no parlamento do Mercosul. A intenção é debater sobre a aplicação da ?cláusula democrática? contra o país, o que pode levar a sua exclusão do bloco comercial.