Cotidiano

Venezuela concede prêmio pela paz ao presidente russo Vladimir Putin

CARACAS – O governo da Venezuela concedeu ao presidente da Rússia Vladimir Putin, nesta quarta-feira, o “Prêmio Hugo Chávez pela Paz e Soberania dos Povos”. O anúncio foi feito pelo presidente venezuelano, Nicolás Maduro, que rasgou elogios a Putin e disse que o russo tem “grande visão estratégica”.

Maduro afirmou ainda que Putin tinha especial admiração por Chávez, ex-presidente venezuelano que faleceu em 2013, em decorrência de um câncer.

– Reconhecemos a Vladimir Putin na Venezuela como o líder de um mundo multicêntrico, plural, com uma grande visão estratégica – disse Maduro, que garantiu estar próximo de firmar uma “aliança de irmandade estratégica” com Moscou.

Elogiado por Maduro como um “líder da paz”, Putin já foi alvo de questionamentos pelo papel da Rússia na guerra civil da Síria — Moscou é aliada do presidente sírio Bashar al-Assad, acusado de crimes contra a humanidade –, além de questões diplomáticas no próprio país, como a anexação da Crimeia, que fazia parte da Ucrâniaa, em 2014.